Retomada da venda direta aliada ao franchising omnichannel vai integrar todas as frentes de consumo da Yes! Cosmetics

Franqueado da rede está no centro das oportunidades com atuação em diversos canais e ainda poderá acrescentar ao negócio o social commerce

A proposta da Yes! Cosmetics, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de beleza e cosméticos, é oferecer uma operação de franchising inovadora e competitiva com a estratégia omnichannel. A integração em até quatro canais, sendo varejo, e-commerce, social commerce e agora venda direta, diversifica o processo de vendas que é convergido ao estoque do franqueado, facilitando a gestão de pedidos, reposição e logística do espaço, além de assegurar a rentabilidade do negócio.

Com 50 unidades inauguradas em 2021, a Yes! segue conquistando todo o Brasil e prevê inaugurar mais 57 franquias até o final deste ano. A expectativa é que o canal de venda direta incremente em 15% o faturamento do franqueado em 2022 e represente 50% do faturamento total até 2026. Para ampliar a presença nacional, a rede, que nasceu dos primeiros passos da venda direta, agora faz o resgate dessa prática para potencializar a experiência de consumo.

Foi assim que Ketty de Jesus, sócia-fundadora da Yes!, começou a carreira na área: vendendo cosméticos de porta em porta e hoje está à frente da diretoria de desenvolvimento de produtos da própria empresa. “Eu era professora de Educação Física e para complementar a renda da família, comecei a trabalhar com cosméticos. Em determinada época, ganhei mais como vendedora, que era um extra, do que como professora. Em cinco anos, já atuando como distribuidora, tive sete mil revendedores. Foi quando conheci o meu sócio e marido, Cândido Espinheira, e também seu irmão Felipe Espinheira, que viram uma oportunidade de negócios e, no ano 2000, lançamos a marca Yes! Cosmetics”, conta Ketty.

A história inspiradora dos sócios e os dados do setor animam ainda mais, já que em 2020 a venda direta gerou um volume de negócios de R$ 50 bilhões, sendo 10,5% maior que em 2019 (ano não afetado pela pandemia), segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd). A força do porta a porta também cresceu 5,5% em 2020, ultrapassando 4 milhões de empreendedores, que atuam como consultores das empresas. Isso sem contar que cerca de 52% desse tipo de comercialização no Brasil são cosméticos e cuidados pessoais.

Na Yes! Cosmetics a pessoa interessada em revender os produtos da marca faz o cadastro na loja mais próxima do endereço de residência ou pelo site para realizar a compra com 20% a 30% de desconto. Em seguida, recebe toda a orientação junto ao franqueado da loja onde efetuou o cadastro e passa a ter um escritório virtual com materiais de apoio, guia de produtos, podendo participar dos eventos e treinamentos abertos promovidos pela empresa.

“A venda direta é um diferencial competitivo em momentos de crise, como o que estamos passando com a pandemia, pois ajuda muitas pessoas com o complemento ou geração de renda familiar. E trabalhar com produtos de qualidade faz toda a diferença, entregamos inovação desde a fabricação, atuando com casas de essências que focam na preferência dos brasileiros”, explica Cândido Espinheira, sócio-fundador e CEO da Yes! Cosmetics.