Rei do Mate é reconhecido pela Food To Save como uma das Redes que mais salvam alimentos no Brasil

A franquia evitou a emissão de 64 toneladas de CO2 na atmosfera ao salvar 25 toneladas de alimentos

O Rei do Mate, rede de franquias de casas de mate e uma das principais cafeterias do Brasil, foi premiada pela Food To Save, como uma das 10 principais redes parceiras no combate ao desperdício de alimentos. Com o esforço conjunto, a marca salvou 25 toneladas de alimentos ao longo do ano de 2024, o que equivale uma redução de emissão de 64 toneladas de CO₂ na atmosfera.

“O reconhecimento do Rei do Mate é um marco para nós, pois reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e com iniciativas que promovam o consumo consciente. Contribuir para salvar 25 toneladas de alimentos não é apenas uma vitória para o meio ambiente, mas também para toda a sociedade”, Afirma Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate.

Desde o início da operação, a Food To Save já salvou mais de 4,5 mil toneladas de alimentos em parceria com marcas e consumidores, ajudando a evitar que mais de 10 mil toneladas de CO₂ fossem emitidas na atmosfera. O trabalho conjunto com marcas como o Rei do Mate mostra como ações concretas podem transformar o desperdício de alimentos em uma oportunidade para reduzir impactos ambientais e sociais.

“O Rei do Mate foi uma das primeiras grandes empresas a acreditar no nosso propósito contra o desperdício de alimentos. Estamos muito honrados de poder contar com uma marca tão forte no setor e que está empenhada em mudar o cenário de desperdício que vemos no Brasil”, comenta Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

Com mais de 1,5 milhão de estabelecimentos em todo o Brasil e um movimento financeiro anual superior a R$220 bilhões, o setor de food service desempenha um papel significativo na economia nacional. No entanto, é também líder em desperdício, conforme aponta a ABIA. Apesar de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o Brasil está em décimo lugar no ranking de desperdício de alimentos. Com 70 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, o país perde cerca de R$1,3 bilhão anualmente apenas com frutas e vegetais.

Atualmente, as lojas da rede Rei do Mate contam com mais de 85 unidades cadastradas no app da Food To Save, totalizando mais de 50 mil Sacolas Surpresa vendidas para os usuários desde o início da parceria.

Como funciona:

Por meio de um aplicativo, a plataforma conecta consumidores conscientes a estabelecimentos como mercados, padarias, hotéis, indústrias e lojas. A grande atração são as Sacolas Surpresa, compostas por alimentos próximos à data de vencimento ou fora do padrão, mas ainda perfeitamente consumíveis. Disponíveis nas versões doce, salgada ou mista, essas sacolas oferecem descontos de até 70%, permitindo economia para os consumidores, enquanto os estabelecimentos aumentam sua rentabilidade e evitam o desperdício. Ao salvar alimentos, a Food To Save está construindo um futuro mais sustentável e transformando a relação entre consumo e produção no Brasil.