Refrigerante e milk shake de caldo de cana: Pastel Di FÊRA investe em produtos autorais inspirados nas feiras

As bebidas também levam brasilidade nos nomes, como o refrigerante chamado de ‘Vira-lata’ e o milk shake ‘Pombo’; rede pretende comercializar 25 unidades em 2024

Foto: @dantasdoc

Em um cenário gastronômico cada vez mais competitivo, uma das formas de se destacar perante os concorrentes é investir em produtos exclusivos e autorais, pensando na experiência do cliente com a marca.

Com expansão pelo franchising há dois meses, a Pastel Di FÊRA chegou ao mercado oferecendo uma experiência culinária diferenciada e de alta qualidade, que une a tradição das feiras livres e a inovação.

“A partir da criação do conceito da marca, entendemos que os produtos teriam que reforçar a identidade e os elementos presentes na feira, porém sem gourmetizar o carro-chefe, que é o pastel”, enfatiza Bruno Guedes, influenciador e fundador da Pastel Di FÊRA.

Além do prato principal ser o pastel, a marca investe em produtos autorais inspirados nas feiras livres brasileiras.

No cardápio estão bebidas exclusivas, a partir de R$ 8, feitas com um ingrediente encontrado em todas as feiras: o caldo de cana. A brasilidade está presente em cada detalhe da franquia, desde a decoração da loja até o nome dos produtos pensado no que o povo conhece bem.

“Com o nome ‘Vira-Lata’, nós desenvolvemos o refrigerante de caldo de cana. Já o ‘Pombo’ é o nosso milk shake de caldo de cana. Temos também o ‘Canarinho’, que é o frozen de caldo de cana, com opção alcoólica, e o ‘Flamingo’, um caldo de cana com pitaya. Não há maneira mais eficiente de se diferenciar de toda concorrência com branding e produtos exclusivos”, explica Guedes.

Não são só as bebidas que levam nomes que estão na memória afetiva dos brasileiros, a marca também criou o ‘Poleiro’. São tubos de pastéis recheados com sabores doces ou salgados.

“É muito comum encontrar pássaros, inclusive o pombo, nas feiras livres. Por isso, a gente deu esse nome para reforçar o conceito da Pastel Di FÊRA, além do formato dos tubos de pastéis lembrar um poleiro de aves”, conta o fundador.

Marketing com mascotes

O vira-lata caramelo e o pombo não estão somente no cardápio da Pastel Di FÊRA, os mascotes da franquia estão nas lojas e aparecem ainda nas campanhas de marketing nas redes sociais. Seja em um anúncio de uma nova unidade, um lançamento da marca ou uma data comemorativa, os mascotes participam das ações da marca.

“Recentemente, lançamos a ‘Táuba Di Fêra’, massa de pastel empanada com três opções de recheio: camarão, dois queijos e frango com catupiry. Nas redes sociais, nós divulgamos que o Dom Caramelo, personagem inspirado em Pedro Álvares Cabral, trouxe uma descoberta para os clientes, que foi a novidade da ‘Táuba’”, conta Bruno Guedes.

Identificação do público

Quem nunca foi passear em uma feira de rua com a família ou um amigo? Esse hábito faz parte da história de muitos brasileiros e esse tipo de comércio resiste até hoje na cultura do país.

Para Bruno, a ideia central da Pastel Di FÊRA, que são as feiras livres, proporciona aos clientes uma conexão com a história.

“É impressionante como as pessoas se identificam com os produtos exclusivos da loja e como elas já gravam os nomes, por exemplo. Ninguém chega e pede um ‘refri de caldo de cana’, os clientes pedem o vira-lata. A conexão com toda essa brasilidade tem se mostrado muito forte”, afirma Guedes.

O fundador ressalta ainda que o consumidor tem sede de novidade e a experiência da marca aliada aos produtos exclusivos impactam no faturamento positivo dos franqueados. “Se a novidade vem recheada de memória afetiva, conexão e, acima de tudo, memória afetiva, o resultado é exponencial. As vendas dos franqueados estão a todo vapor”.

Alimentação em alta

O segmento Alimentação Food Service teve o segundo crescimento de receita mais expressivo no franchising no 1º trimestre deste ano. Os números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelaram que o setor faturou mais de R$ 9,8 bilhões em 2024 – alta de 26,6% em comparação com os três primeiros meses de 2023.

A Pastel Di FÊRA acompanha esse crescimento e já tem seis operações vendidas que estão em implantação nas cidades de Recife/PE; Feira de Santana/BA; Mauá/SP; Santo André/SP; São Paulo/SP e Ponta Grossa/PR. A expectativa da rede é vender 25 unidades e com 10 implantadas até dezembro deste ano.