Buscando se solidificar enquanto logtech, o Grupo Flash Courier, agora sob o nome Grupo MOVE3, passa por uma reestruturação. Líder de entregas no setor bancário, a Flash Courier tem mais de 25 anos de atuação, realiza mais de 8,5 milhões de entregas por mês e, ainda no terceiro trimestre de 2021, estima alcançar a marca de 10 milhões de entregas mensais. A decisão de unificar as empresas em um só grupo é mais um passo direcionado ao desenvolvimento do setor logístico.
Além da Flash Courier, o grupo é composto também pela Moove+, que é voltada ao e-commerce e encomendas de maior peso, e desde 2020 atua também na Europa por meio da Moove+ Portugal. A gráfica Jall Card é responsável pelo design e impressão de cartões, e a fintech M3Bank, ainda em desenvolvimento, será uma forma de atender as necessidades do ecossistema interno do grupo.
A tecnologia operacional está entre os maiores investimentos do grupo. O crescimento expressivo da demanda de entregas motivou o desenvolvimento de um projeto, ainda em 2020, visando sustentar a expansão da empresa. Com a reforma de um dos galpões em São Bernardo do Campo até a aquisição de novos equipamentos — uma esteira cross-belt de 800 saídas e 220 robôs autônomos (AGVs) —, foram R$ 25 milhões investidos nesse crescimento.
Atualmente, o Grupo MOVE3 tem quatro centros de distribuição e campi de operações, cinco filiais e 249 franquias. O principal hub é localizado em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, e a empresa roteiriza mais de 400 mil encomendas por dia utilizando tecnologia de inteligência artificial em equipamentos e AGVs. O grupo conta ainda com centros de armazenamento para o e-commerce, as chamadas “dark stores”, em oito estados e centros de personalização de cartões em São Paulo, Pernambuco e Paraná. “Todo o investimento que fizemos em infraestrutura e tecnologia foi o que possibilitou que o grupo crescesse mais de 600% ao ano nos últimos cinco anos, com uma estrutura de capital próprio, crescimento das margens e EBITDA que chegam a 18% nos últimos 12 meses”, avalia Guilherme Juliani, CEO do grupo.
O maior diferencial do grupo, de acordo com Juliani, é prestar todos os serviços logísticos, do início ao fim da cadeia de operações. “Com nossa estrutura, além da liderança na logística de serviços bancários, conseguimos ampliar nossas atividades para suprir também a cadeia do e-commerce, incluindo medicamentos, cosméticos, serviços de armazenagem, logística ponta a ponta do B2C e entregas rápidas, realizadas em até duas horas, por meio do ship from store.”
Fintech própria
Para alimentar o ecossistema interno, o grupo desenvolve o M3Bank, por onde tudo irá circular de forma centralizada: pagamentos para os colaboradores, empréstimos para as franquias e todas as outras transações serão feitas exclusivamente pelo sistema da fintech.
De acordo com Juliani, esse é um passo importante na direção que o grupo vem tomando como logtech: “Ao desenvolver nossos próprios sistemas, podemos controlar todas as operações de todas as empresas que integram o grupo. A fintech vem como uma forma de unificar ainda mais o grupo, pois ela servirá para o atendimento às demandas internas”. A fintech está sendo desenvolvida em parceria com a Conductor, plataforma de meios de pagamento e banking, e o banco BV Financeira, ambos clientes do grupo MOVE3.
Iniciativas
Devido ao crescimento do volume de entregas, o grupo vem intensificando o uso de frotas sustentáveis, que já fazem parte da história das empresas integrantes do MOVE3. Isso se dá por meio da aquisição de bicicletas e caminhões elétricos, modais que têm menor impacto no meio ambiente e também contribuem com a redução de custos e de tempo nas entregas. “Sempre incentivamos o uso de modais limpos, como bicicletas ou entregas a pé, quando as distâncias permitem. Recentemente, adquirimos uma frota de bicicletas elétricas que já estão sendo utilizadas por franquias em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis”, diz Juliani.
Entre outras iniciativas desenvolvidas pela MOVE3, estão a instalação dos Moove Lockers, serviço que foi iniciado em maio deste ano em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os lockers são uma alternativa para o recebimento de encomendas para quem não pode ou não quer receber os produtos em casa. Todo o acompanhamento da entrega pode ser feito via WhatsApp e, para retirar a encomenda, é gerada uma senha única, especificamente para o destinatário. Segundo Juliani, o processo é feito de forma completamente digital e com máxima segurança: “Todo o contato é criptografado, e nenhuma senha é reutilizada. Isso garante que apenas a pessoa que deve receber a encomenda tenha acesso à senha e ao locker onde está o produto”.