Patroni Pizza, Domino’s, Super Pizza Pan, Dídio Pizza e Pizza Hut. Sabe o quê esses nomes têm em comum, embora sejam grandes concorrentes? São redes de franquias que estão ampliando suas operações graças ao aumento do poder de consumo do brasileiro que, cada vez mais, pede pizzas em casa ou sai em busca de um bom local para comê-las.
Mas nem tudo acaba em pizza, como diz o ditado popular. Aqui estamos falando de boas opções de investimentos e verdadeiros sucessos de negócios. A Dídio Pizza, por exemplo, prevê, até o final de 2014, superar a meta de 33 unidades em toda a região de São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência, a rede fornece aos empreendedores interessados todo o seu know-how, do treinamento ao acompanhamento da operação.
Segundo o porta-voz franquia Dídio Pizza, o baixo valor de investimento e retorno do capital inicial de 27 a 30 meses, é interessante e lucrativo para os franqueados, porque soma atributos como simples administração e a necessidade de um espaço pequeno para a operação.
“Estou muito feliz com a abertura da minha loja. A cada dia um novo desafio e um novo aprendizado, mas o importante é poder contar com todo o apoio e estrutura da franquia nesse início de operação. Sem dúvida é só o começo de uma parceria de sucesso”, disse Paula Belone, franqueada de uma unidade em Campinas, interior de São Paulo.
Há 30 anos no mercado, a Patroni Pizza também conta com 179 unidades (sendo 133 em operação e 46 negociadas) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí e Rondônia. A rede planeja abrir 46 novas unidades até o final de 2014 e incrementar o faturamento em 30%.
Com um custo médio de montagem de até R$ 330 mil e prazo médio de retorno de capital entre 18 e 36 meses, a Patroni Pizza oferece uma operação para cada localidade. De acordo com Rubens Augusto Júnior, presidente da Patroni Pizza, a rede desenvolve formatos diferenciados de negócios para atingir um número maior de clientes, a Patroni Pizza Classic e a Patroni Premium que oferecem um cardápio diferenciado e devem ser implantadas de acordo com a característica e poder aquisitivo de cada região.
A Super Pizza Pan iniciou suas atividades em julho de 2005, mais precisamente na Cidade de Guarulhos, São Paulo, e já optou por expandir o seu negócio por meio do Sistema de Franchising. Atualmente, são 19 lojas espalhadas nas Cidades de Guarulhos, São Paulo, Arujá, Mogi das Cruzes, Santo André, São Bernardo do Campo e Sorocaba, responsáveis pelo atendimento de 50.000 a 70.000 clientes por mês e pela produção de aproximadamente 35.000 unidades de pizza por mês, ou seja, 420.000 unidades por ano.
Já a Domino´s, uma das maiores redes de pizzaria delivery do mundo, fundada nos Estados Unidos em 1960, conta com mais de 9.500 lojas em 70 países. De acordo com o grupo, as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, entre outras, contam com opções de novas unidades.
Na Domino’s, o investimento de uma loja padrão para rua, por exemplo, com 130m2, gira em torno de R$ 570 mil (fora o ponto e taxa de franquia). O prazo médio de retorno do investimento varia entre 30 e 36 meses.
Crédito da foto: Divulgação