Redes de franquias do segmento de alimentação continuam em ritmo de expansão na pandemia

Segmento de alimentação continua sendo vantajoso para novos empreendedores

Mesmo em cenário adverso, redes de franquias continuam expandindo. Foi o que apontou o Balanço do 1º Trimestre de 2021, divulgado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. De acordo com a entidade, foram abertas 3,3% mais unidades – contra 2,3% comparado ao mesmo período de 2020. O empreendedorismo tem sido visto como uma saída para o desemprego causado pela pandemia do coronavírus, o que tem levado muitas pessoas a buscarem redes de franquias consolidadas no mercado para empreender e conquistar um retorno mais interessante.

O interesse desses novos empreendedores dispostos a abrir o próprio negócio, mostra que dobrou o número de jovens – entre 18 e 24 anos – saltando de 10,2% para 21,3%, entre janeiro de 2019 a março de 2020, e deste mesmo mês e ano a maio de 2021. Outro fator importante, foi o aumento de 16% no número de pessoas interessadas em investir em franquias com investimento entre R$ 100 e R$ 200 mil, não mais se limitando apenas aos modelos chamados de microfranquias.

Abrir uma franquia, mesmo em tempos de crise econômica, ainda é um investimento vantajoso quando comparado a começar um negócio do zero. Os motivos do sucesso do segmento estão em poder aproveitar a força do nome da marca, receber todo o know-how e suporte da franqueadora, escolher um modelo de negócio que já foi testado no mercado e saber, na prática, qual opção melhor se adequa ao perfil de cada empreendedor.

O segmento de alimentação continua atraindo novos empreendedores, como a rede Casa de Bolos, pioneira no segmento de bolos caseiros, que abriu só neste primeiro trimestre 14 novas lojas, em diferentes estados do país. Enquanto a Pizza Prime, maior franquia de pizzarias 100% brasileira, registrou a abertura de 11 lojas. Com três novas lojas, a Chocolateria Brasileira conseguiu entrar em novas regiões, como Sul e Nordeste do Brasil, além do interior de São Paulo.

Já o Espetto Carioca e Bendito, de bares e restaurantes e de brownies, cookies e cafés, respectivamente e que pertencem ao mesmo grupo, criaram uma nova modalidade de negócio, o quiosque, para acelerar o ritmo de expansão. A rede Bendito abriu duas unidades e o Espetto Carioca, uma, todas no Rio de Janeiro. E mais três lojas de rua ou shopping, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, e Juazeiro do Norte. Ao todo, as duas redes somaram seis novas lojas.