Em 2011, a rede Zé Coxinha foi fundada no Espírito Santo e revolucionou a comercialização de salgados no país. Em 2021, o cenário de pandemia afetou diretamente as vendas, mas a aquisição pelo grupo Nazca CO – especialistas em gestão e reestruturação de negócios – trouxe grandes mudanças e um crescimento impressionante para a rede. A principal transformação foi transformar a empresa em franquia, sendo a primeira no Brasil de salgados na caixinha.
Através do modelo franchising, a nova gestão reconstruiu a marca. Sob direção de Paulo Mello, CEO atual, a Zé Coxinha está focada na profissionalização das lojas para entregar excelência aos clientes. Em cada unidade franqueada foi implantado um novo formato, seguindo um procedimento operacional e regras padronizadas. O cardápio também foi reformulado, trazendo novas receitas, salgados, tamanhos e maior qualidade para os produtos.
Uma grande vantagem na manutenção desse processo de qualidade é o fato da Zé Coxinha possuir sua própria fábrica de produção, que ocupa uma área superior a 1.000 m², produzindo mais de 20 mil salgados por hora. Diariamente, são utilizados mais de uma tonelada de farinha e 600 quilos de frango. No total, são produzidos mais de 12 milhões de mini coxinhas por mês. Todos os produtos passam por testes de controle de qualidade e apenas após atenderem aos padrões e sabores característicos da marca é que são encaminhados para as lojas.
Foram investidos cerca de R$3 milhões para que a fábrica tivesse capacidade para abastecer as franquias e para que todas as unidades se adequassem à nova restruturação.
Para construir uma relação de confiança com os seus franqueados, a rede criou o Conselho dos Franqueados para a troca de experiências e discussão de novas ideias para as lojas.
O baixo investimento e custo operacional são grandes diferenciais para a marca, que aposta em implementação ágil, operação simples, treinamentos em todos os aspectos do negócio, apoio para implantação da unidade, entre outros benefícios.
Em dois anos da nova gestão, a Zé Coxinha tem como foco a expansão. A empresa, que encerrou 2022 com 35 lojas e receita de R$18,4 milhões (distribuídos em rede e fábrica), inaugurou 16 lojas no primeiro semestre de 2023 e pretende fechar o ano com 102 unidades, chegando ao faturamento anual de R$51 milhões.
O objetivo da franquia é alcançar 400 operações até 2026, mirando inicialmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.