A Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas em vacinas que oferece o que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção, anuncia oito novas unidades em solo mineiro, sendo duas em Belo Horizonte e as demais em Araguari, Formiga e Montes Claros, Ipatinga, Lavras, até o final do mês de junho. As novas franquias estão alinhadas ao plano de expansão da rede, que é fechar o ano com 230 unidades.
O estado de Minas Gerais registrou um total de 1758 novas empresas no primeiro bimestre de 2024, segundo dados do Painel do Mapa de Empresas do site Empresas & Negócios do Governo Federal. “Nós temos uma meta ousada e totalmente possível de crescimento. Confiamos no nosso diferencial, além de disponibilizarmos uma ampla gama de vacinas, que atendem de bebês a idosos, incluindo vacinas ocupacionais, oferecemos um atendimento de excelência para o cliente final e seguimos rigorosamente as normas da Vigilância Sanitária e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)”, comenta o Dr. Fábio Argenta, sócio fundador e diretor médico da Saúde Livre Vacinas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 17,5% em 2023, se comparado ao anterior e um crescimento de 20.8% na região sudeste do país. Mantendo uma trajetória positiva dos períodos anteriores. “No último ano Minas Gerais teve um PIB de mais de R$1 trilhão, é uma economia em forte crescimento, o que torna a nossa aposta na região ainda mais acertada, pois ainda tem muito espaço no estado para crescimento. Estamos felizes em poder oferecer contribuir para a conscientização sobre a importância da imunização e para a melhoria da qualidade de vida da população mineira”, diz Rosane Argenta, sócio fundadora da empresa.
O otimismo dos sócios se baseia em muitos estudos que mostram o aumento na busca pelo serviço. Um deles teve a participação de 23 países e foi veiculado na Nature Medicine, publicação periódica médica mensal, mostrou que houve um aumento na confiança nas vacinas em 2022. O índice de pessoas dispostas a aceitar a vacinação chegou a 79,1% em 2022, um aumento de 5,2% se comparado a junho de 2021 e de 10,9% se comparado ao mesmo mês de 2020. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2020, a pandemia fez com que 27% dos brasileiros mudassem de opinião em relação às vacinas, impulsionando a conscientização sobre a importância da imunização e a demanda por serviços de saúde preventiva.
Hoje a rede possui 85 unidades distribuídas pelo Brasil. No franchising desde 2017, a marca conta com um modelo de negócios com investimento inicial a partir de R$ 230 mil, com prazo de retorno entre 18 e 24 meses e um faturamento médio de R$ 90 mil por mês.