Na contramão da crise econômica mundial, o Porks – Porco & Chope, grande fenômeno e referência do segmento da alimentação fora do lar, especializado em petiscos de carne suína, soube aproveitar as condições atípicas dos últimos anos para crescer exponencialmente desde 2020, saltando de 16 unidades para 43 lojas abertas em 2023.
“A necessidade de saborear novas experiências cresceu em todo o país. No Porks, oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.
Para 2024, a rede almeja crescer 50% e inaugurar 25 novas unidades, sendo a primeira delas em Teresina – a primeira unidade do Estado do Piauí. “Estamos prospectando cidades com mais de 200 mil habitantes, e isso nos abriu um leque maior de crescimento”, aponta. “Temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais”, complementa.
Atualmente, a rede conta com 43 unidades, próprias e franqueadas, espalhadas por 27 cidades brasileiras, são elas: Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Cascavel (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Santos (SP), Piracicaba (SP), Praia Grande (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Três Lagoas (MS), Sinop (MT), Rio Verde (GO), Pirenópolis (GO), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Gama (DF), Samambaia (DF), Guará (DF), Ceilândia (DF), Recife (PE), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).
A expansão audaciosa se baseia em um perfil de empreendedor que ganhe menos de R$ 10 mil ao mês e tenha recursos disponíveis para investir em uma franquia pode começar uma nova vida na gastronomia. Nesse contexto, Araújo Neto cita 10 características que um futuro empreendedor precisa considerar antes de ingressar nesta vida: (1) senso de negócio; (2) capacidade de tolerância; (3) flexibilidade e capacidade de adaptação; (4) visão empreendedora; (5) habilidade para resolver problemas; (6) relacionamento interpessoal; (7) liderança; (8) questionador; (9) corajoso; e, por fim, (10) alta capacidade de aprendizagem.
“Desenhamos um modelo de franquia que dá mais liberdade ao franqueado, inclusive no marketing, já que há inúmeras diferenças sobre como fazer isso nas diferentes regiões do país, além de uma taxa fixa de royalties, baseada no padrão de mercado”, ressalta. O investimento inicial para quem quer se tornar um franqueado é cerca de R$ 180 mil, podendo variar de acordo com o ponto.