A rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das mais premiadas franquias do Brasil e entre as 30 maiores, anuncia o plano de expansão para 2025. A meta é comercializar 200 novas lojas em todo país, com destaques para crescimento em Minas Gerais e na região Nordeste.
Minas Gerais é o estado com maior número de municípios, onde estão localizadas mais de 40 franquias da rede de óticas Mercadão dos Óculos. De acordo com Gustavo Freitas, CEO, o estado oferece possibilidades de crescimento em cidades menores e regiões do interior. “Nelas, a demanda por produtos óticos de qualidade tem crescido, mas ainda enfrenta carência de opções especializadas”, comenta.
Já na região Nordeste, o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos destaca o estado da Bahia, onde estão mais de 15 lojas. “Embora a expansão seja para todo Nordeste, a Bahia como foco estratégico se destaca pelo tamanho da população e por um mercado cada vez mais receptivo ao franchising”, diz.
De pequenas a grandes cidades
Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com cerca de 750 franquias e oferece três opções de investimentos: o super fit (R$ 170 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes (R$ 210 mil); e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades”, explica o executivo da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
“Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 12,9% em faturamento no terceiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, o que representa R$ 70,2 bilhões.
Inovação e internacionalização
Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.
Para ser um franqueado em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias até o final de 2025.
Prêmios e certificações
A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por oito vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.