A rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do Brasil e a mais premiada do país, anuncia a participação na ABF Franchising Expo 2025, a maior feira de franquias do mundo, entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.
Na ocasião, o Mercadão dos Óculos lançará o modelo container, com investimento a partir de R$ 99 mil (micro franquia), pensado para atender a uma demanda por formatos de negócios mais enxutos, versáteis e com retorno acelerado.
“Com foco em conveniência e mobilidade, o modelo container do Mercadão dos Óculos oferece ao franqueado a possibilidade de operar em locais estratégicos e de grande circulação, como bairros residenciais, postos de gasolina, centros comerciais abertos e até mesmo em regiões com forte sazonalidade, como cidades litorâneas durante o verão”, comenta Gustavo Freitas, CEO da marca.
Com 16 metros quadrados e estrutura montada de fábrica, o container do Mercadão dos Óculos é entregue pronto para operar: basta um ponto de energia elétrica para que a unidade entre em funcionamento. Isso reduz o tempo de implantação e elimina a necessidade de obras civis, tornando o processo mais ágil e acessível.
Trata-se de um modelo “plug and play”, ideal para quem deseja testar novas praças com baixo risco e agilidade na operação. Além disso, a possibilidade de mobilidade permite que o franqueado desloque a unidade para diferentes pontos ao longo do ano, acompanhando o fluxo de clientes e adaptando-se às oportunidades do mercado. “É uma solução inteligente que alia praticidade, menor investimento inicial e alto potencial de visibilidade da marca”, o executivo do Mercadão dos Óculos.
Taxa de franquia zerada
Com um estande dinâmico e repleto de atrações, o Mercadão dos Óculos também levará à feira uma ação inédita: um dos flyers distribuídos durante o evento trará um QR Code premiado. Ao escaneá-lo, o sortudo será contemplado com a isenção da taxa de franquia na aquisição do modelo container.
Outro destaque do estande será a presença da apresentadora Chris Flores, que assina uma linha exclusiva de produtos do Mercadão dos Óculos. Reconhecida pelo seu carisma e forte conexão com o público, Chris marcará presença para interagir com os visitantes e tirar fotos.
Durante os dias de evento, também está programada a gravação de um podcast especial no estande, com convidados renomados discutindo temas como:
- Alberto Oyama (Membro da Comissão de Franqueados ABF) – Gestão de Multi-lojas
- Felipe Paniago (Cofundador e CMO do Reclame aqui) – Experiência do cliente
- Adir Ribeiro (CEO e Fundador da Praxis Business) – Franqueado x Franqueadora
- Marina de Lima Cardoso (Gerente de Engajamento na SAS Brasil) – ESG no franchising
- Chris Flores (Apresentadora e Jornalista) – O papel da mídia no fortalecimento de marcas
De pequenas a grandes cidades
Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com cerca de 750 franquias e oferece outras três opções de investimentos: o super fit (R$ 170 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes (R$ 210 mil); e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades”, explica o executivo da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
“Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.
Segundo a ABF, o setor cresceu 13,5% em 2024 em comparação com 2023, faturando R$ 273 bilhões. Já o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas Mercadão dos Óculos faz parte, subiu 16,5%, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.
Inovação e internacionalização
Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Freitas, da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.
Para ser um franqueado da rede de óticas Mercadão dos Óculos em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias no país até o final de 2025.
Prêmios e certificações
A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por sete vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por nove vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.