A rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do país, anuncia a inauguração das lojas nas cidades de Criciúma (SC), Corbélia (PR), Guaiçara (SP), Campina do Monte Alegre (SP), São Luís (MA), Caucaia (CE) e Louveira (SP). Com elas, a rede soma mais de 750 unidades em todo Brasil.
“A expansão para essas cidades reforça nosso compromisso em levar acessibilidade visual e atendimento de qualidade a cada vez mais brasileiros, fortalecendo nossa presença em todo o país e consolidando a franquia como uma referência no segmento de óticas”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
De pequenas a grandes cidades
Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades”, explica o executivo da rede de óticas Mercadão dos Óculos. “Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 15,8% em faturamento no primeiro semestre, o que representa R$ 121 bilhões.
Inovação e internacionalização
Todos os anos, o Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.
Para ser um franqueado em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias até o final de 2025.
Prêmios e certificações
O Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, o Mercadão dos Óculos recebeu por oito vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.