Rede de óticas Mercadão dos Óculos conquista prêmio de TOP 25 franquias no BCONNECTED 2025

Reconhecimento destacou as marcas que decifraram o “Código do Crescimento”, expandindo com estratégia, consistência e inovação

A rede de óticas Mercadão dos Óculos, rede de franquias premiada e entre as 30 maiores do Brasil, foi eleita uma das TOP 25 do Franchising Brasileiro durante o BCONNECTED 2025, o maior evento de gestão de redes de negócios e franquias da América Latina, promovido pelo Grupo BITTENCOURT.

O reconhecimento destacou as franqueadoras que conseguiram decifrar o chamado “Código do Crescimento”, conceito que representa a capacidade de transformar desafios complexos em vantagens estratégicas. As redes premiadas sustentam sua expansão com pilares sólidos, como governança estruturada, padronização de processos, suporte próximo aos franqueados e uso inteligente da tecnologia – tanto na operação quanto no relacionamento com clientes e na tomada de decisão.

A seleção das TOP25 foi resultado de uma pesquisa de mercado que reuniu estratégias, práticas de gestão e diferenciais competitivos das principais redes de franquias do país. As informações foram analisadas por um comitê especializado, que identificou as marcas com as melhores práticas de crescimento sustentável e visão de longo prazo.

Inovação e flexibilidade como motores de crescimento

“Com mais de uma década de trajetória, o Mercadão dos Óculos vem se destacando pela capacidade de adaptação e pela aplicação inteligente de tecnologia para fortalecer seu ecossistema de franquias”, destaca Gustavo Freitas, CEO da rede.

Entre os diferenciais estão o modelo omnichannel, que replica 45% das vendas digitais às lojas físicas, o desenvolvimento de uma inteligência artificial própria para recomendações de armações e lentes (Invison), além de um sistema automatizado de suporte ao franqueado (SAF), comitês estratégicos e consultoria de campo ativa. “Esses recursos garantem eficiência operacional, padronização e um acompanhamento próximo de toda a rede”, diz Freitas.

“O reconhecimento reforça o compromisso do Mercadão dos Óculos em crescer com propósito, tecnologia e colaboração, consolidando a marca como uma das referências em gestão, expansão e inovação no setor óptico e inspirando outras redes a evoluírem com estratégia e consistência”, finaliza o CEO da rede.

Prêmios e certificações

A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por sete vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por nove vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.