Rede de óticas Mercadão dos Óculos conquista Certificado de Franquia Internacional

Chancela é o principal reconhecimento desta área no Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF)

A rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do país, anuncia a conquista do Certificado de Franquia Internacional, o principal reconhecimento desta área no Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca foi certificada na categoria Sênior (de 3 a 30 unidades no exterior ou 2 a 4 países).

As redes inscritas na chancela são todas participantes do Franchising Brasil – programa de apoio à internacionalização das redes do País, fruto da parceria entre a ABF e ApexBrasil, que completa 20 anos em 2025.

“Receber o Certificado de Franquia Internacional da ABF é uma grande honra e valida todo o trabalho que realizamos para consolidar a rede de óticas Mercadão dos Óculos como uma marca sólida e inovadora. Esse reconhecimento reforça nossa estratégia de internacionalização para democratizar o acesso a produtos ópticos de qualidade a novos mercados,” diz Fábio Nadruz, diretor de operações da franquia.

“Sabemos que internacionalizar não é uma tarefa fácil. É uma iniciativa que demanda comprometimento e planejamento das empresas. Quero parabenizar todos pela perseverança, pela ousadia e pela confiança na ABF”, comenta Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da ABF e executivo do Franchising Brasil.

A rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou o processo de internacionalização em 2022 com unidades próprias, a fim de aprender sobre o mercado europeu, ajustar o modelo de negócio e desenvolver fornecedores locais. Atualmente, conta com três unidades próprias em Portugal, duas na cidade do Porto e uma em Lisboa. A meta é atingir, até o fim de 2025, 10 franquias no país.

Inovação

Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologias que otimizam processos e potencializam vendas. Atualmente, está em fase de testes um totem digital de visagismo, que analisa as características do rosto do cliente e sugere as armações que mais harmonizam com seu formato, como modelos redondos, quadrados ou ovais.

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, diz Nadruz.

Prêmios e certificações

A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por oito vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.

Como adquirir uma unidade

Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.