Acompanhando o crescimento do setor de franquias de limpeza e conservação, que segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) faturou R$ 1,9 bilhão em 2023, o segmento de lavanderias self-service também tem experimentado significativo desenvolvimento. Esse aumento tem notável contribuição de regiões litorâneas, onde o clima e o fluxo de turistas criam um ambiente propício para a contratação desse tipo de serviço. A Lavô, rede de lavanderias self-service, vem se beneficiando desse movimento e já soma 160 operações em áreas costeiras e 40% do faturamento total da rede vem desses locais.
Essas regiões oferecem um mercado dinâmico, já que o fluxo de turistas e residentes temporários é maior. Esses usuários, em sua maioria, buscam por praticidade e economia. “A quantidade de turistas que a rede atende explica um pouco desse número de procura nas cidades com praia. Eles buscam por serviço de qualidade, eficaz e barato. Muitos que vêm do exterior já estão habituados com esse tipo de contratação, o que facilita o uso e é um ponto positivo para as lavanderias self-service”, conta o CEO e fundador da Lavô, Angelo Max Donaton.
Outro fator decisivo na escolha de lavanderias de autoatendimento é a alta umidade e salinidade no litoral. A rede atribui a isso a maior procura por serviços de secagem nessas localidades, com aumento de 50% em relação às lavagens. “O clima úmido faz com que as roupas demorem mais para secar e, muitas vezes, fiquem mofadas ou com cheiro desagradável. Por isso, a procura por secagem nas nossas unidades aumenta significativamente, já que elas garantem que as peças fiquem completamente secas e preservadas”, conta.
Para o CEO, a expansão da Lavô em regiões litorâneas representa uma oportunidade de constante crescimento, visto que as vantagens que esses lugares oferecem para esse modelo de negócio são muitas. “Temos uma previsão de 30% de crescimento no litoral do país, pois são os endereços mais procurados por investidores que se interessam na rede”, completa.