A Peça Rara, rede de franquias de brechó que dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos, recebeu o Selo de Excelência em Franchising ABF 2023, principal chancela do mercado de franquias brasileiro. Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, a premiação é concedido com base em uma pesquisa independente realizada com os franqueados da rede.
São analisados quatro aspectos principais: geral, econômico, operacional e relacionamento. Esta é a primeira vez que a Peça Rara participa da iniciativa, sendo a única franquia de moda second hand a ser reconhecida neste ano.
Com 16 anos de mercado e 5 de franchising, a Peça Rara possui atualmente 85 lojas em operação no Brasil e planeja alcançar 140 até o fim do ano. No ano passado, a rede comercializou mais de 1,7 milhão de peças, dando um novo uso a itens que seriam descartados ou permaneceriam imobilizados. Com mais de 158 mil fornecedores ativos (clientes que revendem seus itens na rede) e 2 milhões de peças cadastradas, é líder no segmento de second hand (uso de segunda mão) no Brasil.
Para a CEO e fundadora da Peça Rara, Bruna Vasconi, “em um espaço relativamente curto de tempo, nos unimos a vanguarda do sistema. No Brasil, temos cerca de 3 mil redes de franquia atuando e apenas cerca de 200 receberam o selo neste ano. Logo, trata-se de um reconhecimento fundamental, até porque reflete a qualidade no suporte que oferecemos e solidez do relacionamento franqueador-franqueado”.
A Peça Rara fornece um suporte completo a seus parceiros franqueados, incluindo projeto arquitetônico, plataforma de TI especializada, consultoria de campo e treinamentos de gestão e vendas. Um indicador da fortaleza do relacionamento (e do modelo de negócio) é que grande parte dos novos franqueados acaba abrindo uma segunda unidade em seis meses.
“Nosso propósito sustentável atrai muitos empreendedores e estamos formando uma comunidade comprometida em dar uma vida nova a roupas e outros itens domésticos. A curioso notar também que temos muitos casos de fornecedores\clientes que se tornaram franqueados também”, conclui Bruna Vasconi.