Rede de franquias Help! contou com palestrante internacional em evento com franqueados

O australiano Greg Nathan, um dos principais nomes do mercado de franquias, falou sobre cultura saudável em empresas do franchising e como alcançar o sucesso

Greg Nathan Divulgação

A Help! rede de lojas de crédito focada em aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, promoveu um evento virtual para sua equipe de colaboradores e franqueados e trouxe, para uma das palestras, o consultor australiano Greg Nathan.

Nathan é um dos principais nomes globais do setor de franquias. Fundador do Franchise Relationships Institute (FRI), tem mais de três décadas de experiência com franquias e é autor dos best-sellers “The Franchise E-Factor”e “Profitable Partnerships”.

Pelo terceiro ano consecutivo a Help! realiza o evento voltado para seus colaboradores e franqueados com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre todos os envolvidos no sistema de franquia, maximizar a produtividade das lojas e encontrar caminhos para superar os desafios.

De acordo com Adriano Batistela, diretor de franquias da Help! o Brasil e o mundo vivem um momento muito difícil com desafios mercadológicos e sanitários, mas apesar das dificuldades é preciso se reinventar. “Precisamos pensar em inovação constante, como aumentar a produtividade, atender cada vez melhor a rede de franquia, como instrumentalizar a rede, os colaboradores dos franqueados e nosso time interno para apoiar no atendimento aos nossos franqueados”, explica.

Durante a palestra para os franqueados da Help! Nathan falou sobre como ter sucesso com uma franquia e facilitou exercícios práticos para mostrar à rede como se muda o mindset para alcançar a excelência. Suas dicas e insights têm origem em pesquisas e em sua vasta experiência trabalhando com mais de 500 redes de franquias ao redor do mundo.

“Para uma operação de franquia ter sucesso, franqueado e franqueador precisam ser bons”, diz Nathan.

Para ser bom naquilo que se faz, o consultor diz que é preciso ter um sentido de propósito claro. Isso significa ter uma visão clara de onde se quer chegar com a empresa. Escrever os resultados esperados para os próximos 12 meses é um exercício simples e eficiente nesse sentido, segundo Nathan. “O que você vê acontecendo com a sua empresa, com o seu negócio, no próximo ano? Essas são as suas metas para o futuro. É um exercício simples, mas que traça as metas”, diz. “Os franqueados de sucesso têm as metas claramente definidas.”

Nathan cita ainda quatro fatores de sucesso para uma franquia:

Inovar continuamente e fazer isso de forma bem gerenciada, entendendo que quando há uma mudança há uma piora antes de as coisas melhorarem. Quando há um “lockdown”, por exemplo, isso leva um tempo para ajustar, resolver os problemas e fazer as coisas acontecerem. Mas não dura para sempre. Franquias de sucesso entendem que precisam introduzir algo novo o tempo todo, e isso pode gerar uma estranheza no franqueado, que não tem tempo de assimilar tantas mudanças. Mas quando isso é feito de forma organizada e bem gerenciada funciona.

Manter clareza de propósito e valores. Empresas de sucesso são bons vizinhos onde atuam. Isso vale para as relações com os clientes, a marca, a cultura, os franqueados, os acionistas, os fornecedores e as equipes.
Compromisso com a colaboração. Franqueados de sucesso entendem que estão em um negócio de colaboração, e isso tem a ver com entender a vantagem competitiva de trabalhar junto. Esse é um grande segredo das franquias de sucesso.

Accountability. É o senso de responsabilidade de franqueador e franqueados no sistema de franchising. Controlar os custos, por exemplo, é papel do franqueado, que também precisa participar de forma construtiva na rede. Essa a prestação de contas do franqueado. Já o franqueador precisa liderar, criar uma direção, não forçando nada, mas através da credibilidade. Para isso, precisa tomar boas decisões, baseadas em dados, em evidências, sem achismos.

Nathan também reforça a importância de o franqueador ser aberto, confiável e transparente, além de ter interesse real no sucesso pessoal e comercial do franqueado. “É fundamental dar apoio relevante de acordo com as necessidades do franqueado, proteger a marca e a reputação”, diz.

Isso tudo resulta em uma cultura saudável de estar junto, como acontece com grupos que vão junto a jogos de futebol ou à igreja. “A cultura é muito poderosa para mudar comportamentos.”

Com essa tese, Nathan enumera cinco aspectos para o que chama de “cultura saudável”:

Mantenha o futuro e a solução como foco. Pergunte aos outros franqueados, por exemplo, que soluções são possíveis de serem aplicadas para melhorar o que está acontecendo.

Colabore e compartilhe informação. Aumentar os ganhos um do outro com a colaboração.

Peça feedback e sustente opiniões fortes livremente. Se ficar na defensiva não vai ouvir o feedback. Então, é buscá-lo ativamente, e escutar com a mente aberta.

Personifique a marca. O que as pessoas sentem e pensam quando veem a sua marca? Redes bem-sucedidas estão sempre mostrando que os franqueados têm paixão pela proteção da marca. Eles geram entusiasmo nas pessoas com as quais trabalham.

Mostre respeito e valorize o outro. Gestos simples de respeito e valorização têm impacto enorme sobre os outros.

Também participou do evento da Help! Adir Ribeiro, CEO e fundador da Praxis Business. Ribeiro é especialista em modelos de negócios para o franchising e varejo. Durante o evento, o palestrante falou sobre a cultura do franchising.