Operando na contramão das dificuldades impostas ao mercado pela pandemia do novo coronavírus, a Empresta não só conseguiu se manter ativa como também alcançou um crescimento expressivo em 2020. A rede de franquia teve um aumento de 60% no seu faturamento em relação a 2019. Neste período, foram mais de 120 mil clientes atendidos e cerca de R$ 320 milhões de reais liberados junto aos bancos parceiros.
A rede também foi ampliada, com a inauguração de 40 lojas no Brasil. Além disso, com a aquisição da Ypy, a Empresta agora possui mais de 90 lojas no país e está presente em 11 Estados e no Distrito Federal, chegando a dois novos estados, Bahia e Pará. Para 2021, o objetivo é expandir ainda mais os negócios, abrindo 36 novas unidades.
Para atender a demanda cada vez maior, a Empresta também dedicou o ano de 2020 ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e programação de seus sistemas próprios. Foram realizados importantes incrementos no setor de tecnologia, com o investimento de mais de R$ 2,7 milhões de reais em inovação. Além dos investimentos, com o Hackathon Empresta +Cotemig, realizado em dezembro, foram desenhados diversos projetos novos de TI, que servirão de base para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. Todos com a participação de jovens talentos da área, inclusive, alguns foram convidados a integrar o time Empresta, conquistando assim um emprego em sua área de formação.
Os números favoráveis de 2020 impulsionam perspectivas maiores para este ano. Bruno Garboci, sócio diretor da Empresta, apresenta as principais metas para 2021. “Temos vários planos. O primeiro deles é abrir mais lojas. Também vamos expandir toda a nossa parte de e-commerce e desenvolver produtos com a marca Empresta, como o Empresta Seguro e o Empresta Consignado. Ainda, vamos ampliar a nossa base de colaboradores, além de investir mais em mídia e marketing, seguindo com nosso garoto propaganda, o cantor Sérgio Reis.”
Desenvolvimento humano
Para alcançar bons índices em um ano marcado por incertezas e instabilidade econômica, a Empresta fez o maior de todos os investimentos: no capital humano. A valorização e engajamento do time foram pontos primordiais para que a empresa conseguisse manter o foco no cliente e aumentar as vendas. Foram mais de 30 mil horas voltadas à capacitação dos seus colaboradores. Para tanto, foi criada a Universidade Empresta, uma plataforma completa para o desenvolvimento técnico e profissional da equipe. “O objetivo é disseminar a cultura da inovação, do compartilhamento de boas práticas e com isso, aumentar o engajamento dos funcionários”, explica Bruno Garboci.