A franquia curitibana Sirène – Fish & Chips já celebra os resultados de 2022. Somente com o desempenho consolidado dos primeiros 7 meses do ano, a marca já ultrapassou a performance total de 2021, quando faturou R$ 5,5 milhões. A projeção agora é atingir R$ 16 milhões, um resultado quase três vezes superior ao de 2021. Uma das razões para essa perspectiva é o início da operação de novas lojas em todo o Brasil.
Atualmente, a rede conta com nove unidades operando e outras dezesseis comercializadas em nove estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Paraíba. “Nosso objetivo é atingir 50 franquias vendidas até o fim de 2022”, afirma Raphael Umbelino, um dos quatro sócios da marca. “A performance é fruto de um processo de amadurecimento do Sirène, que entendeu como melhorar os seus processos”, destaca.
O resultado do Sirène acompanha o desempenho registrado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento de 8,8% no faturamento: R$ 43,3 bilhões contra R$ 39,8 bilhões de 2021. No comparativo com 2020, no período menos afetado pela pandemia, a performance também se mostra positiva em 4,4%.
Vale ressaltar que o resultado consolidado de 2021 ficou pouco abaixo de 2019, último ano pré-pandemia: R$ 185 bilhões de 2021 contra R$ 186,7 bilhões de 2019. Para Umbelino, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia, que levaram até mesmo ao fechamento de uma unidade do Sirène, o período permitiu aos sócios pensarem o negócio. “Conseguimos parar, pensar e organizar tudo”, conta.
Uma transformação dos espaços
Além das perspectivas positivas em vendas de franquias, os sócios celebram o incremento na performance das lojas em operação. “Nós fizemos mudanças na arquitetura da loja que repercutiram positivamente. Antes, elas eram mais escuras e sem vida, agora apostamos em espaços ‘instagramáveis’. Isso favorece o ambiente e o consumo das pessoas”, conta Umbelino.
Outra mudança foi na metragem das lojas. As novas franquias Sirène estão surgindo em espaços a partir de 100 m2, com lugares para sentar. “O fato de as pessoas terem permanecido muito tempo em casa fez com que elas sentissem necessidade de sair e valorizassem esse momento, o que favoreceu o nosso negócio”, explica.
O investimento para abrir uma franquia da marca é de a partir de R$ 239 mil, incluindo os custos da taxa de franquia (com suporte operacional, comercial e de gestão e treinamentos). O faturamento anual médio das lojas está em R$ 1,6 milhão por ano. O tempo de retorno médio costuma ser de 18 a 24 meses.
Na avaliação de Umbelino, a transformação das lojas em espaços com mais apelo nas redes sociais fez com que a marca se tornasse mais reconhecida e contribuísse para a divulgação do Fish & Chips, um prato ainda pouco conhecido no país. “Nossa marca está em um momento de reconhecimento. Por isso, temos posicionado as lojas em locais estratégicos e de grande movimentação de pessoas, como o Beco do Batman, em São Paulo. O mesmo ocorre em Curitiba, com uma unidade na Arena da Baixada”, diz.
A inspiração do Sirène está no Delirium Café, uma das cervejarias mais tradicionais de Bruxelas, na Bélgica, que oferece o combo de peixe e batata em seu cardápio. No entanto, o Fish & Chips remete aos pubs ingleses, para onde aponta a origem deste prato. “Ao conhecerem as lojas e a comida em si, torna-se mais simples atrair o público e até mesmo vender franquias”, pondera Umbelino.
Gastronomia de excelência
No Sirène, o público tem a oportunidade de saborear o incrível Fish & Chips que está ganhando o país, servido em quatro tamanhos, em cone ou bandeja, com peixe frito empanado e batatas rústicas ou onduladas acompanhado por molhos especiais, entre eles tártaro, picante, barbecue e maionese da casa – um dos mais pedidos. O empreendimento oferece também o Sandufish, preparado com peixe empanado, pão baguete, cebola caramelizada, molho tártaro e rúcula.
Para harmonizar, a casa conta com cardápio completo de chopes, drinks clássicos e cocktails autênticos, criados pelo bartender Igor Bispo, entre eles o Mango Spicy, que leva rum, suco de abacaxi, suco de limão e monin spicy mango, e o Ocean Breeze, preparado com vodka, suco de laranja, limão, monin maracujá, grenadine e tônica. “Prezamos pela qualidade e preço justo. Temos certeza que com essa fórmula democrática vamos conquistar cada vez mais clientes em todo país”, completa Raphael Umbelino.