A Europa por si só é conhecida por ter pessoas mais introvertidas e com baixa autoestima e o que torna o mercado de beleza brasileiro tão atrativo é que cada vez mais imigrantes estão escolhendo o continente como nova morada e levando consigo a cultura brasileira do embelezamento como promoção da autoestima. É exatamente isso que Tiago Rodrigues resolveu fazer. Natural de Passa Quatro, Minas Gerais, o empresário está em Portugal desde setembro do ano passado e não demorou muito para decidir que queria empreender no país.
“Vim para Portugal fazer um mestrado; os dias iam passando e vi crescendo a vontade e a necessidade de empreender por aqui. Não tive muitas dúvidas na hora de escolher em qual mercado investir, já que a área da beleza é a que mais cresce e as brasileiras se tornaram referência de beleza em Portugal” comenta Tiago.
Uma pesquisa da Macro Reports, Indústria do Bem-Estar, mostra que em 2022 o mercado de beleza e cuidados pessoais, em Portugal, atingiu cerca de 1,76 milhões de euros. Espera-se que a taxa de crescimento anual composta, seja de 3,72% entre 2022 e 2026, ou seja, espera-se que a indústria estética em Portugal cresça 3,72% por ano.
Os métodos brasileiros de beleza são inovadores e diferentes para os europeus. “Como a minha namorada é do ramo de maquiagem, unimos o útil ao agradável e ela vai me ajudar na operação da loja”, diz o empresário.
Se engana quem pensa que o casal já atuou na área da beleza. Tiago trabalhava em São José dos Campos em uma concessionária de energia elétrica e a namorada era bancária. “Quando eu vim para Portugal, decidi que queria seguir novos caminhos e tentar algo novo. Foi quando pensei que Sóbrancelhas seria uma oportunidade de expansão pessoal e profissional”, conta.
A Sóbrancelhas é uma rede renomada e internacionalmente reconhecida, contando com mais de 130 unidades espalhadas pela América Latina. A marca está sempre inovando em serviços e produtos, e sempre reestruturando sua qualidade. Toda a oferta de serviços das redes brasileiras estará disponível em Portugal. Não será necessário marcar horário para realizar os procedimentos – algo novo no país, e vai ser o diferencial da Sóbrancelhas em Portugal.
Por ser natural da mesma cidade de Luzia Costa, a CEO da Sóbrancelhas, Tiago comenta: “Éramos vizinhos, então a acompanhei desde o começo da história dela e ela também viu meu crescimento”.
O contrato já foi assinado; a futura gerente da loja, Jamille Mota, está em treinamento no Brasil para ensinar as futuras colaboradoras portuguesas, e as documentações necessárias para iniciar em território europeu já estão em mãos. “Agora é o momento de prospectar pontos e cidades para ver quais oferecem melhores condições, estrategicamente falando. Também temos que decidir se o nosso ponto será loja, quiosque, dentro de shopping ou rua”, ressalta Tiago. A previsão é que a loja seja inaugurada no início do segundo semestre de 2023.
Futuramente, Tiago pretende abrir novas unidades e fazer expansão da marca na Europa, deixando um pouco da cultura brasileira em cada canto do antigo continente.