Uma das maiores redes de brechós do país e líder do segmento em Brasília, o Peça Rara viu a demanda de sua clientela aumentar durante a pandemia. Os meses de setembro e outubro foram os de maior faturamento da série histórica, com altas de 8,38% e 18,67% respectivamente em relação a 2019. Esse resultado se deve à percepção dos consumidores de que os artigos de segunda mão podem ser uma alternativa muito mais barata de acesso a produtos de qualidade – com preços que equivalem a 30% dos originais -, e para quem gosta de renovar o guarda-roupa, uma fonte extra de receita que ajuda no orçamento doméstico.
Após 13 anos de uma história consolidada na capita federal, o Peça Rara chega a São Paulo trazendo um conceito inovador. Com lojas amplas, artigos organizados por tamanho e cor, uma curadoria criteriosa, preços atrativos, modelo de consignação e vendas somente nas lojas, sem canais online, o brechó encanta com seu estilo e organização. A primeira unidade paulistana fica no Jardins. São 365 metros quadrados divididos em três pavimentos onde os clientes encontram, de forma setorizada, roupas e acessórios, calçados, brinquedos e livros infantis. A inauguração acontece no dia 28 de novembro, em conformidade com os protocolos de saúde indicados pelas autoridades locais.
Embora as lojas de Brasília também tenham produtos de casa, decoração, roupas e acessórios masculinos, a franquia de São Paulo começará exclusivamente com os nichos feminino e infantil, sempre com peças em ótimo estado, que muitas vezes nem foram usadas.
“Decidi trazer o Peça Rara para a capital paulista porque a franquia oferece essa experiência de compra que alia a reutilização sem abrir mão da qualidade. Além disso, também proporciona facilidade para quem quer passar à frente objetos que não usa mais sem ter trabalho, sem ter que perder muito tempo com isso. Bastar trazer a peça para avaliação. A partir do momento em que selecionamos as peças, cuidamos de todo o restante”, destaca o economista Guilherme Lima, franqueado do Peça Rara São Paulo, que antes se dedicar a esse negócio fez carreira no mercado financeiro.
Expansão
O lançamento do Peça São Paulo faz parte do projeto de expansão da marca, que recentemente também inaugurou uma unidade em Recife e, até dezembro, abrirá lojas Goiânia e Cuiabá. Em Brasília, o Peça Rara conta com oito lojas, entre elas uma loja conceito no shopping Conjunto Nacional, o único brechó em shopping de grande circulação no país. São cerca de 65 mil fornecedores pessoas físicas ativos somente no Distrito Federal.
“O consumidor se abriu de vez para o mercado de segunda mão quando percebeu que podia encontrar a mesma qualidade, as mesmas marcas e inúmeras opções por preços muito mais baixos. Junta-se a isso a conscientização dos mais jovens sobre os impactos do consumo sustentável”, afirma o franqueado.
Guilherme fala com entusiasmo do novo negócio e enxerga no propósito do consumo sustentável uma grande força para o mercado de brechós. Ao mesmo tempo, destaca a importância de um modelo eficiente que ofereça atendimento de qualidade ao público. “Oferecemos a opção de atendimento com hora marcada, temos um processo transparente, rápido e sem burocracia, com contrato e procedimentos todos digitalizados. Solução ideal para quem não tem tempo”, destaca Guilherme.