Moda, sustentabilidade e um modelo de economia circular que contribui para um mundo melhor. Esses são alguns princípios da franquia Peça Rara, que inaugurou uma nova unidade no sábado, 29 de março, na Vila Carrão, na capital paulista.
Parceria entre as sócias Giovanna Camacho e Raphaela Carolina, a nova loja tem 256 m2, com peças para todos os perfis com setores masculino, feminino e infantil, além de itens para pet, decoração, acessórios, bolsas, sapatos, perfume e maquiagem e fica Avenida Conselheiro Carrão, 769, próximo ao Metrô Carrão.
Para Giovanna Camacho, a importância crescente da sustentabilidade na sociedade e no mundo dos negócios é um impulsionador para esse formato de empreendimento que valoriza a economia circular. “Por ter o entendimento que a indústria do vestuário hoje é uma das mais poluentes, creio que é importante ter a oportunidade de levar a moda de forma consciente e estimular esse consumo que diminui o impacto, que dá mais tempo de vida para as peças, fazendo-as circular mais tempo. É algo incrível, além de fazer com que outras marcas olhem para seus próprios processos e promovam mudanças positivas, que a gente seja essa referência no mercado da moda”, acredita ela.
Sua sócia Raphaela, formada em veterinária e que trabalhou na área ambiental, destaca que a economia circular está cada vez mais em evidência. “Sempre quis ter meu próprio negócio e como eu já consumia a moda circular e pelo meu estilo de vida mais consciente, me juntei a minha sócia Giovanna para buscarmos uma rede de brechó que fosse mais a nossa cara, o Peça Rara! As pessoas estão se abrindo mais para entender esse modelo de negócio que é tão bom para o meio ambiente e economia circular”, explica.
Estima-se que a movimentação do setor de moda sustentável em 2028 deve ser de US$ 64 bilhões, um crescimento médio de 10% ao ano em comparação com o volume registrado em 2019 de R$ 28 bilhões, segundo dados da GlobalData e da ThredUp. Já o comércio tradicional de roupas tem registrado crescimento médio global de 2% ao ano.
Novo conceito em ascensão
Ela e Giovanna, que também vem da área biológica como biomédica depois de atuar vários anos em seu consultório estético, acreditam que a nova unidade do Peça Rara vai se transformar numa potência da moda circular na Zona Leste de São Paulo. “Quando conheci o Peça Rara me encontrei, por ele ir além de só vender, mas estimular uma economia consciente e saudável que faz toda diferença. Encontrei essa parceria na visão de negócios com a minha sócia Raphaela”, comenta Giovanna. “Queremos nos tornar referência e que nossa loja atraia todos os públicos que queiram consumir de forma consciente e possamos a ser uma das unidades com maior faturamento, acredito muito no nosso potencial”, comenta a empreendedora.
Os empreendimentos de economia circular cada vez mais apresentam números positivos no Brasil. O Peça Rara possui mais de 800 mil peças reutilizadas mensalmente, com mais de 80 mil fornecedores semestrais. Em um sistema que acolhe os consumidores e clientes em um espaço acolhedor e agradável, cada peça que entra no brechó passa por curadoria cuidadosa e entra no sistema para vendas.
“Hoje as pessoas conhecem melhor o conceito de brechó e estão deixando de lado o preconceito que tinham, de achar que Brechó só tinha coisas que mais ninguém queria e que não era um ambiente agradável”, reforça Giovanna. “Brega é não dar uma oportunidade para conhecer o Peça Rara e continuar poluindo o ambiente”, afirma.