Rede de açaí foca em expansão espiral para alcançar novos franqueados

Com o foco em expansão espiral, Di Matteo Açaí chega a 35 unidades almeja alcançar 100 lojas em 2025

Segundo uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), o consumo de Açaí no Brasil cresceu cerca de 15% ao ano entre 2019 e 2022. Só em 2022, o consumo foi de 1,5 milhão de toneladas, gerando uma receita de R$50 bilhões.

Entre os estados que mais consomem o fruto, São Paulo se destaca com o maior consumo per capita, com cerca de dez quilos por pessoa por ano. E não é à toa que esse alimento tem impulsionado o mercado de franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias de açaí cresceu 200% entre 2019 e 2022.

Foi impulsionado por esse movimento e pela paixão pelo açaí, como consumidor, que o empresário Henrique Machado, abriu a marca Di Matteo Açaí, franquia de açaíteria com cremes especiais exclusivos. Com apenas dois anos no mercado de franchising, a rede conta hoje com 35 unidades espalhadas pelo Brasil e com faturamento de R$13 milhões.

Em busca de novos franqueados

O mercado de franchising trabalha com uma metodologia de expansão. É através desta metodologia que pequenas empresas têm a oportunidade de se tornarem grandes redes de franquia. Mas, para que isso ocorra de maneira eficaz, é preciso que a marca tenha planejamento e conhecimento de mercado.

Nascida em Jales, cidade localizada no noroeste paulista, uma das abordagens feitas pela Di Matteo Açaí para alcançar novos franqueados, é a expansão em espiral, ou seja, uma estratégia de crescimento que consiste em alcançar aos poucos regiões dispersas, priorizando as localidades mais próximas de onde está a matriz.

No momento, a marca se concentra em abrir mais unidades no estado de São Paulo, principalmente na região noroeste. “Estamos trabalhando para abrir outras unidades na capital do estado de São Paulo, que já conta com uma unidade Di Matteo. Também é uma prioridade ‘povoar’ a região central do estado, que vai de São José do Rio Preto até a capital. O objetivo é ter unidades próximas umas das outras”, explica Henrique, CEO da Di Matteo Açaí.

A região noroeste do Estado de São Paulo é uma das que mais crescem nos últimos anos, e é uma das regiões mais recomendadas para se ter um negócio, isso porque, juntando todas as cidades, a região possui quase 1 milhão de habitantes.

“A região é o berço da Di Matteo e conta com várias unidades de sucesso nas principais cidades. Mesmo em municípios com menos de 100 mil habitantes, há uma ótima estrutura e potencial de consumo, devido a grandes empresas que movimentam a economia da região. A curto prazo, prevemos unidades nas cidades de Barretos, Jaboticabal, Bebedouro, Taquaritinga, Matão, Promissão e Lins”, comenta o empresário.

Buscar investidores em regiões mais próximas à matriz, ou seja, optar por uma abordagem de expansão espiral, é uma das vantagens para os novos franqueadores, pois isso permite que o negócio se torne consolidado no mercado de origem. Além disso, crescer aos poucos e também nas regiões mais próximas, é financeiramente mais seguro para a rede.

Vantagem de ser um franqueado

O mercado de consumo do açaí está cada vez mais em expansão. Aliado a este crescimento, temos o mercado de franchising que no primeiro trimestre de 2024, cresceu 19,1%, com um faturamento de R$60,5 bilhões, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O setor de alimentação registrou um aumento de 26,6%.

A Di Matteo Açaí foi formatada como franqueadora para replicar seu modelo de negócio por meio de franqueados capacitados e treinados constantemente, visando fidelizar clientes e se tornar uma potência no aquecido mercado de alimentação. Em apenas dois anos no franchising, ela acumula 35 unidades.

O modelo de negócio que a Di Matteo trabalha é o de loja de rua, que exige uma área de, no mínimo, 50m², e um valor total de investimento inicial de R$140 mil (taxa de franquia, capital de giro e instalação).

Dentre os motivos para investir na Di Matteo Açaiteria, Henrique afirma que a rede possui diferenciais como “fácil operação, marketing especializado, suporte ao franqueados de maneira humanizada, produtos de qualidade e tecnologia na gestão”.

“Investir na Di Matteo é um negócio lucrativo, isso porque, é uma marca acessível para pessoas de qualquer formação, e o mercado de açaí é um dos que mais cresce no Brasil, sempre com novas demandas no setor”, explica.

A expectativa para o empresário é que a rede Di Matteo chegue a 100 unidades em 2025, alcançando as principais cidades do interior e litoral de São Paulo, além de estados vizinhos como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiânia e Paraná.