A Rech, rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas, participa pelo segundo ano consecutivo da Agrishow, a principal feira do agronegócio na América Latina, e apresenta o seu modelo de negócio como oportunidade para empresários que querem investir no agronegócio. Nos últimos três anos, a companhia aumentou expressivamente o número de lojas em todo o país. Hoje, a empresa já conta com 57 unidades, entre próprias e franqueadas, e até o fim do ano estima abrir mais 15 lojas em diferentes regiões do país.
Segundo o gestor de Expansão e Franquias da Rech, Juliano De Stefani, o agronegócio brasileiro e a construção civil são algumas das fronteiras a serem exploradas e isso tem atraído investidores de todo o Brasil — o que tem feito a companhia crescer em ritmo acelerado. O modelo de negócio é uma das estratégias adotadas pela rede para expandir a operação em todos os estados brasileiros com a capilaridade necessária para atender o cliente com maior agilidade.
“O franchising proporciona a expansão de um conceito já testado e comprovado em uma operação ampla e bem distribuída. O franqueado da Rech tem a oportunidade de utilizar a expertise, processos de operação, marcas e produtos reconhecidos mundialmente, além de assistência gerencial, entre outros benefícios”, analisa De Stefani.
Entre as vantagens do modelo de lojas Rech, estão o apoio com orientação e treinamento ao franqueado, estratégia de marketing personalizada, previsão de cenário financeiro para mitigação de riscos e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O modelo de franquia da rede também permite que a empresa e franqueados atinjam cidades nas principais regiões do país que possuam aptidão nos setores de atuação, como o agronegócio, construção civil, mineração e pavimentação. O franqueado que optar em investir em uma unidade da Rech, receberá todo o suporte necessário para a implantação.
Para se tornar um parceiro da marca Rech, o investimento pode variar de R$ 1,2 milhão a R$ 1,5 milhão dependendo do tamanho e localização da loja. O valor inclui um mínimo de produtos para início e padronização da estrutura física no layout da loja. A metragem média necessária para a instalação da loja é de 500 metros quadrados acima, e o faturamento previsto a partir de R$ 450 mil por mês. O retorno do investimento varia de 24 a 36 meses dependendo da performance do franqueado.
A gerente de marketing da Rech, Fabiola Molteni, afirma que durante os 5 dias de feira, o estande da companhia contará com a presença de especialistas que irão dar dicas importantes e mostrar a melhor forma de investir em um dos setores mais importantes da economia mundial. “Pelo segundo ano consecutivo estamos na Agrishow e essa é mais uma grande oportunidade de exposição e consolidação da marca em todo o país”, afirma a executiva.
Com portfólio acima de 55 mil itens, a Rech já conta com unidades em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rondônia, Bahia, Sergipe, Pará, Pernambuco, Paraná, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das lojas físicas, a companhia comercializa as suas peças pelo e-commerce e pelo canal de vendas remota, em uma plataforma omnicanal integrada.