Manejar a carreira profissional e a maternidade é sempre um grande desafio. A chegada de um bebê à vida de uma mulher altera a rotina em todos os aspectos. Foi nesse cenário que Lucilaine Lima viu sua vida mudar completamente. Em 2010, a ex-professora de biologia resolveu trocar as aulas que dava para estudantes do ensino médio para investir em vendas de doces caseiros e dessa forma, poder ficar mais perto de seu primeiro filho.
Devido à alta qualidade dos produtos, seus clientes passaram a questionar seus segredos culinários e ela então passou a ministrar minicursos e assim, transformou o seu negócio em um grande sucesso. O Instituto Gourmet é uma rede franquias de cursos profissionalizantes em gastronomia, que une a praticidade da cozinha a arte de cozinhar focando no aluno empreendedor. A rede foi fundada em 2014 e após três anos de teste, ingressou no franchising comercializando 16 unidades. No início de 2020 anunciou a sociedade com a holding SMZTO.
Com um ano de sociedade a rede obteve um crescimento de 40% mesmo diante da pandemia, atingindo assim, um faturamento de mais de R$ 60 milhões. Esse crescimento rápido e consistente chamou a atenção de diversos investidores, como no caso da franqueada Silvia Regina Barreto.
Assim como Lucilaine, Silvia também é professora de biologia, e iniciou sua história de empreendedorismo no mercado de educação com uma empresa própria de informática. Foi por influência de seu filho Rafael Barreto, que viu no mercado de franquias uma alternativa para seguir empreender com segurança.
“Quando ingressamos no franchising tínhamos apoio, experiência e a estabilidade no seguimento”, comenta, Silvia. A sociedade mãe e filho “nasceu” com a primeira loja da dupla em 2018, em São João do Meriti. No dia de sua inauguração, a loja possuía uma fila com mais de 500 pessoas aguardando a abertura.
Visionária, Silvia também adquiriu a primeira unidade da marca na Zona Sul do Rio de Janeiro, inaugurando um ano depois, em 04 e julho de 2019, o Instituto Gourmet de Copacabana. “O modelo de negócio é atrativo, conseguimos mudar diversas vidas e isso faz com que tenhamos mais vontade de investir em novas unidades. A próxima será em Campos dos Goytacazes, que já está na fase final das obras. Dessa vez, além de meu filho Rafael Barreto, minha filha Bárbara Barreto se juntará a nós na sociedade”, pontua.
Hoje as duas unidades em funcionamento de Silvia possuem 780 alunos e uma faturamento médio de R$ 290 mil mensal. Lucilaine acredita que o sucesso do Instituto Gourmet se dá ao fato da empresa ter como missão transformar a vida de todos os que integram seu modelo. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente aquela região gerando empregos e formação profissional”, finaliza.
A meta da rede para este ano é atingir o faturamento de mais de R$ 100 milhões, a comercialização de mais de 150 unidades e em três anos atingir a casa das 300 unidades comercializadas em todos os Estados Brasileiros.