Queria abrir franquia com irmão, levou um ‘não’; hoje fatura R$ 1,7 mi com lojas do Mercadão dos Óculos

Rogerio Vaz da Silva é multifranqueado e projeta faturamento superior a R$ 3 milhões em 2024

Sonhar com uma carreira e mudar os planos ao longo da vida é comum, mas já imaginou projetar uma carreira de delegado, ingressar no ramo de construção e se tornar um franqueado de óticas? Foi o que aconteceu com Rogério Vaz da Silva, 53 anos.

“Quando era jovem, tinha vontade de seguir na carreira militar, porém, o sonho mudou, fiz faculdade de direito e sonhava em me tornar delegado”, conta Silva. “Mas a vida nos apresenta novos caminhos, me tornei representante comercial no setor de construção e empresário do ramo de óticas”, completa.

Infância e adolescência

Nascido em Carangola (MG), Silva viveu uma infância marcada pela simplicidade e pela determinação. Criado em uma família numerosa, com nove irmãos, ele desde cedo recebeu o incentivo de seus pais para buscar estudos.

Aos 12 anos, uma mudança significativa transformou o rumo da vida de Silva. Seu irmão mais velho, estabelecido em Vitória (ES), decidiu proporcionar uma melhor qualidade de vida para a família, levando todos para a cidade. No entanto, aos 14 anos, influências negativas começaram a se infiltrar em seu caminho, fator que o fez retornar para sua cidade natal, a pedido de seus pais.

De volta a Carangola, passou a estudar em um colégio militar e trabalhar com seu irmão no laboratório óptico em uma loja da cidade. Ficou lá por quatro anos, tempo que o motivou para um novo sonho. “No período que passei a estudar em um colégio militar, surgiu o sonho de seguir na carreira e então, aos 18 anos, voltei para Vitória para realizar o meu alistamento militar, mas não servi e as coisas mudaram novamente”, conta.

Nova fase

Com o retorno à Vitória, Silva não conseguiu seguir a carreira militar, então, se tornou representante comercial do setor de construção. Mais bem estruturado, ingressou na faculdade de Direito para se tornar delegado. Se formou, mas seguiu como representante comercial.

Em 2021, através de um anúncio de internet, conheceu a rede de óticas Mercadão dos Óculos. Em conversa com seu irmão, proprietário de uma pequena loja, sugeriu a ideia de reformar aquela antiga loja em uma franquia da rede, mas com o negócio indo bem e o medo de arriscar, o irmão não topou.

Primeira unidade

Mesmo após a recusa do irmão, a ideia seguiu na cabeça de Silva, que decidiu ir afundo e pesquisar mais sobre a franquia. Ficou encantado com o modelo de negócio e como a marca trabalhava. Levou a ideia para sua esposa, Lediane, que em pouco tempo participou de um treinamento e motivou a largar sua carreira de polícia militar para investirem no novo negócio.

“Eu voltei do treinamento empolgada, até comentei com o Rogério em tom de brincadeira que gostaria de abrir dez unidades”, conta Lediane. “Eu me encantei pelo estilo Mercadão dos Óculos de ser, pelo modelo de negócio e suporte da franqueadora. Existe uma Lediane antes e uma depois da franquia”, completa.

Em meados de 2021, mesmo com pouca experiencia em empreender, o casal inaugurou a primeira unidade Mercadão dos Óculos na cidade de Colatina (ES). A franquia foi um sucesso e já no seguinte veio a segunda unidade em São Gabriel da Palha (ES). Em 2023, a terceira, em São Mateus (ES).

Para 2024, o casal projeta uma quarta unidade e um faturamento de R$ 3 milhões. “A nossa quarta unidade já está em processo de implantação. O mais legal é que será a unidade de Vitoria (ES), que é do meu irmão e a que motivou pesquisarmos mais sobre a rede”, diz Silva.

Modelos de negócios

De acordo com Gustavo Freitas, CEO da franquia Mercadão dos Óculos, hoje são três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.

“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos.

Além disso, segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar, do qual a franquia Mercadão dos Óculos faz parte, foi o segundo que mais cresceu em 2023, com um avanço de 17,5%, o que representa um faturamento de R$ 55,6 bilhões.

Tecnologia e inovação

Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca o CEO da franquia Mercadão dos Óculos.

Prêmios e certificações

Em 2023, a franquia Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

Além disso, a franquia Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.