Curte um “japa” em formato diferente? Sim, estamos falando da Koni. Pois saiba que vem novidade por aí. Mais do que isso: de acordo com nosso entrevistado, é uma reinvenção. Mas antes de falarmos desse capítulo, precisamos conhecer a história que veio antes, ou seja, o surgimento, a invenção.
A Koni foi aberta em 2006, sendo primeira loja do Rio especializada em temakis, com grande sucesso. Tanto que atraiu a atenção do grupo Trigo, detentor das redes de franquia Spoleto e Domino´s Pizza, que adquiriu 80% da marca em 2008.
Hoje já são 102 lojas em todo o Brasil, sempre com praticidade, preço atraente e horários diferenciados que atendem também que sai à noite e deseja comer algo gostoso de madrugada.
Recentemente, a rede adotou um novo modelo para shoppings, o Koni Express, no qual o cliente faz o pedido diretamente no caixa, acompanha o seu preparo e degusta seu pedido na praça de alimentação.
E as novidades não param por aí. Para saber mais, conversamos com o CEO do grupo Trigo, Antônio Moreira Leite.
Mapa das Franquias: Como pode ser definido o novo padrão Koni?
Antônio Moreira Leite: Há uma década no mercado e com 102 restaurantes abertos em 10 estados brasileiros, o Koni vem conquistando o país e provando ser uma marca inovadora e de confiança para se investir. Ao comemorar os 10 anos de estrada em dezembro de 2016, a rede, que pertence ao Grupo Trigo, chegou a sua oitava participação na ABF Expo Franchising SP com um novo modelo de negócio a fim de se reposicionar no mercado, entrando e expandindo no segmento fast casual.
Mapa das Franquias: Com as inovações, que muda para o consumidor final?
Antônio Moreira Leite: Ao se reinventar, a rede de culinária japonesa, que lançou a tendência do “koni”, implementa novos produtos, com cardápios repaginados, melhor operação e atendimento. A mudança começa onde a história da marca nasceu: Zona Sul do Rio de Janeiro. O restaurante da rua Maria Quitéria, no coração de Ipanema, já está totalmente de cara nova. Até o final de agosto, outras 12 unidades estarão repaginadas na cidade. Fora do eixo Rio-São Paulo, Brasília foi a segunda cidade a receber o modelo. O restaurante Boulevard Norte já opera no novo padrão levando a imagem renovada para a capital do país.
Mapa das Franquias: E quais os custos necessários para adaptar uma loja já existente ao novo padrão? Qual o aporte mínimo para que eu monte minha loja Koni atualmente?
Antônio Moreira Leite: O aporte mínimo para a abertura de uma franquia é de R$ 490 mil e de R$ 65 mil para reforma (valores referentes ao modelo box adotado em shopping center), com retorno de investimento estimado para 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 118 mil. A marca está otimista com sua participação na feira para alavancar esse início de processo. A região Sudeste, Nordeste e Brasília são mercados de grande interesse da rede.
Crescimento
Mapa das Franquias: Quais os planos de crescimento para 2017-2018?
Antônio Moreira Leite: O novo padrão Koni – imediatamente perceptível no visual das novas unidades com um ambiente mais moderno e clean, além de cardápio mais sofisticado – já está implantado com sucesso em seis restaurantes do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Desse total, três são reformados e os outros, novos. A projeção é finalizar o ano com mais oito Konis (entre reformas e novas unidades) e repaginar toda a rede em dois anos.
Mapa das Franquias: Quais seriam as regiões mais visadas para a expansão?
Antônio Moreira Leite: Sudeste.