Para abrir um negócio, é preciso ter coragem, determinação e planejamento. No entanto, quando se trata de estabelecer um empreendimento em terras estrangeiras, a jornada exige esforço triplicado. Cada vez mais, brasileiros estão trilhando esse caminho. Um exemplo disso é que neste ano o Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), está preparando um projeto-piloto para impulsionar os brasileiros que vivem no exterior a empreenderem. A iniciativa será lançada nos próximos meses na Irlanda.
A crescente diáspora brasileira no exterior demonstra o potencial empreendedor dessa comunidade, que contribui para a diversificação da economia e a internacionalização de empresas e marcas nacionais. De acordo com dados do Itamaraty, aproximadamente 4,5 milhões de brasileiros estão atualmente residindo no exterior, sendo que cerca de 1,9 milhão escolheram os Estados Unidos para morar.
O país é um dos destinos mais populares para empreendedores de todo o mundo, devido a diversas vantagens, como o tamanho do mercado e uma população grande e economicamente diversificada. Os EUA abrigam um amplo público que busca por variedade de produtos e serviços. Isso proporciona uma oportunidade vasta e variada a ser explorada. Além disso, o acesso a capital nos Estados Unidos é altamente facilitado, o que é fundamental para startups e empreendedores. Outro diferencial é um sistema regulatório eficaz na proteção dos direitos de propriedade intelectual, proporcionando segurança às empresas.
O país também é conhecido por seu ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e negócios. A presença de empresas de tecnologia de ponta e universidades de renome contribui para a criação de um ambiente que valoriza a inovação. Já a diversidade cultural, com a presença de ampla gama de grupos étnicos e culturas, permite que as empresas testem produtos e serviços em um mercado com perspectivas e preferências variadas.
Isso é valioso para a adaptação e personalização de produtos. Por fim, a infraestrutura de negócios nos EUA é altamente avançada, demonstrada em seus sistemas de pagamento, logística e transporte eficientes, que facilitam as operações comerciais.
Uma dica importante para quem deseja ingressar no mercado americano é prestar atenção ao trâmite imigratório. Certifique-se com um escritório de imigração se é possível residir com seu visto atual, pois nos Estados Unidos existem mais de 180 tipos de vistos para quem deseja se estabelecer por lá.
Escrevo esse texto baseado em minha experiência com uma marca de Bubble Tea. Em 2017, recebi o convite para lançar esse produto no mercado brasileiro. Em 2019, já contávamos com mais de 120 unidades em todo o país. Observando que havia uma excelente receptividade do público americano a esse tipo de bebida, decidi adquirir os direitos de uso da marca para os Estados Unidos e expandir o projeto para lá.
Para fazer isso, realizamos uma análise de mercado e identificamos as localizações mais promissoras. Em seguida, iniciamos a adaptação do modelo de negócios para o mercado local. Para concretizar esse empreendimento, contamos com o apoio de especialistas em imigração e contabilidade para a criação da empresa e a elaboração da documentação legal.
Importante também foi estabelecermos parcerias com fornecedores locais e procurarmos espaços em shoppings para inaugurar nossa primeira unidade própria. Em 2019, realizamos a inauguração no Shopping Flórida Mall, em Orlando e o sucesso foi tão expressivo que, nos meses seguintes, já tínhamos aberto mais duas unidades próprias, marcando o início de nossa expansão em 2020 já tínhamos mais de 5 unidades em operação somente na Florida.
Com o fim do nosso contrato com aquela rede, inicamos uma parceria com a marca pioneira neste segmento, a Bubble Mix Tea já temos 120 lojas entre Brasil, Paraguay e Estados Unidos. Paralelamente, desenvolvemos também a Polar Shake, no segmento de Milkshake gourmet que atende especialmente ao gosto do americano. Importante frisar que essas empresas foram criadas para brasileiros que desejam empreender nas terras do Tio Sam com um negócio testado formatado e com sucesso comprovado. É uma maneira de iniciar-se no empreendedorismo, com a segurança de uma franqueadora. Deixo aqui abaixo, a descrição dessas duas marcas que prometem ser um sucesso por lá.
Por Fernando Loureiro
Formado em administração de empresas, Fernando Loureiro trabalha no mercado financeiro desde os seus 17 anos. Em 2012, ele fundou sua própria loja, chamada Octógono Brasil, que comercializava artigos esportivos para artes marciais. Em um ano, ele franqueou o negócio. Em 2013, fundou a Loureiro Consultoria, especializada em formatação, estruturação, estratégia, expansão e comercialização de empresas de diversos portes e dos mais variados segmentos. Hoje, o empresário já formatou mais de 30 marcas e comercializou mais de 600 unidades nos últimos 5 anos e possui duas franquias internacionais: Polar Shake e Bubble Mix Tea América.