A decisão de investir em uma franquia deve sempre levar em consideração a equação: capital aplicado X retorno X tempo de operação. Por isso, pesquisar é fundamental para um investimento seguro. Com a chegada do verão, alguns setores observam aumento no faturamento mensal médio, e pontos de venda de sorvetes e açaí saem na frente nesse momento. Assim, se tornam investimentos perfeitos para quem quer ter uma renda maior ainda nessa época do ano.
Para refrescar no calorão, o público sempre aposta em alimentos gelados e refrescantes, como é o caso de sorvestes e do Açaí, Este, além de ajudar com o calor, traz muitos benéficos à saúde, por ser considerado uma superfood. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), inclusive, o consumo de sorvetes aumenta 20% no durante a estação. Paralelamente, o Açaí ganha cada vez mais popularidade entre os consumidores.
Na rede Açaí da Barra, a primeira rede self-service de açaí do Estado de São Paulo, o faturamento médio mensal em algumas lojas da rede ultrapassa R$100 mil no verão devido, principalmente, ao aumento de consumo gerado pela alta das temperaturas. O investimento da marca em cardápios sazonais, por sua vez, garante que, tanto no verão quanto no inverno, as lojas mantenham um faturamento médio mensal na casa dos R$ 70 mil.
O Açaí da Barra apresenta, ainda, um cardápio variado, com mais de 10 tipos de açaís e 40 de sorvetes, todos de fabricação própria, além de sanduíches, bebidas quentes e geladas, outras sobremesas e mais de 60 complementos para os clientes montarem um bowl. Assim, eles esbarram também em outras duas categorias que, de acordo com estudos do mercado de consumo, são mais consumidas no verão: frutas – que podem complementar o açaí ou sorvete – e bebidas fora de casa – com as vitaminas, sucos, milk shakes e muito mais.
As mais de 85 unidades da rede estão espalhadas pelo Brasil em diferentes formatos, disponibilizados pela franqueadora para que o empreendedor possa escolher aquele que mais se adequa a seu capital inicial e expectativa de retorno financeiro. A versão Compact, por exemplo, prevê lojas de 5 a 30m², com investimento inicial a partir de R$ 85 mil, o payback acontece, em média, em 16 meses.
Já os quiosques precisam de um valor a partir de R$ 89 mil para começarem a funcionar e também são uma operação mais enxuta, com área em torno de 6m². Outra opção, um pouco maior – entre 40 e 50m² – é a loja Smart, para começar uma dessas o empresário precisa desembolsar, inicialmente, a partir de R$ 125mil. Por fim, as unidades com mais de 100m² são as Premium, que, por terem uma área maior, precisam de um investimento a partir de R$ 170 mil.
Todas as opções oferecidas pelo Açaí da Barra já incluem no custo inicial os equipamentos, mobiliário, utensílios, adequações de ponto comercial, taxa de franquia, estoque inicial, entre outros. Além disso, a franqueadora, por meio da sua fábrica e distribuidora própria, abastece toda a rede com 90% dos produtos que são vendidos nas unidades franqueadas, facilitando assim a administração para seus parceiros.
Com a venda direta desses produtos, o Açaí da Barra consegue facilitar a operação e, também, a rentabilidade das lojas de uma outra maneira, embutindo o valor dos royalties sobre os produtos no seu preço de repasse. Com esses royalties já pagos, o franqueado não precisa se preocupar com acertos financeiros em relação a este valor no mês seguinte, uma vez que ele não é cobrado sobre o faturamento.
Outro ponto positivo em relação à fabricação através da indústria própria é a inovação na criação de novos produtos e controle total da qualidade do que é vendido nas lojas franqueadas, pois todo o processo de produção, desde a seleção dos produtores no Norte do Brasil até a entrega na franquia, é feita de perto pelo Açaí da Barra, garantindo um produto de altíssima qualidade a um preço super acessível para o público – o ticket médio da rede é de R$20,00.
E para que os açaís e sorvetes cheguem em perfeito estado nas lojas da rede, a logística também fica por conta da franqueadora, que conta com uma frota própria de caminhões novos e com uma moderna tecnologia de resfriamento através de placas eutéticas
“Cuidamos para que a administração do negócio seja simples e prática para nossos franqueados. Ele pode confiar de olhos fechados nos produtos entregues pela franqueadora, porque, desde o primeiro momento, sabe que contam com o ‘selo de qualidade Açaí da Barra’, ou seja, que na nossa fábrica somos bem rigorosos com o que produzimos”, comenta Everaldo Putti, CEO do Açaí da Barra. O sócio fundador ressalta, ainda, que a franqueadora oferece todos os treinamentos necessários para colaboradores e funcionários: “Queremos facilitar os tramites do dia a dia, assim, nossos franqueados podem focar na gestão da unidade e entregar o melhor atendimento para os ‘Açaí da Barra Lovers’”, completa.