O mercado de franquias no Brasil tem se consolidado como uma opção segura e lucrativa para investidores que desejam ingressar no mundo dos negócios. Dentro desse universo, as franquias de repasse têm se destacado como uma alternativa atraente para quem busca segurança e um bom retorno sobre o investimento.
A Lebriju, rede de franquias especializada em acessórios de moda que abrange semijoias, bijuterias, pratas, chapéus, lenços e braceletes, é um exemplo de como o modelo de repasse pode ser bem-sucedido. Antes de iniciar sua expansão por franquias, a marca operou 10 lojas próprias, testando e refinando suas operações em diferentes regiões do Brasil. Para Jeferson Jin, sócio-fundador da Lebriju, o movimento de repassar lojas próprias para franqueados surgiu como uma evolução natural: “Percebemos que, ao entregar lojas já maduras e bem estruturadas para franqueados, conseguimos alinhar o desejo do investidor por segurança à força de uma marca consolidada. Nossa missão é garantir que o franqueado tenha uma experiência fluida desde o início, com clientes fidelizados e uma equipe capacitada. Foi essa visão que nos levou a transformar lojas próprias em oportunidades de repasse.”
Esse modelo atende muito bem quem busca estabilidade, especialmente em um mercado que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), cresceu 12,1% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. Um exemplo dessa estratégia bem-sucedida foi a negociação de repasse para a franqueada Sueidh Valdivia, que adquiriu um quiosque da Lebriju no Bourbon Shopping em 2023, localizado na capital paulista. “Adquirir uma franquia de repasse foi uma decisão estratégica. Optei por uma operação já com processos muito bem definidos, equipe treinada e clientela fidelizada. Apesar dos meus mais de 20 anos de experiência na área de advocacia, eu não conhecia o mundo do varejo de moda de acessórios. Após analisar os números, recebi treinamento e suporte da Lebriju, que, aliado ao mix de produtos que se destaca da concorrência e, claro, ao Shopping, não tive dúvidas de decidir por esta oportunidade.”
Shirleine Diniz, Executiva de Expansão de Franquias da Lebriju, explica o processo: “Temos o cuidado de só oferecer unidades de repasse a um perfil de candidato previamente selecionado. Entendemos que, além do capital, é essencial que o futuro franqueado tenha dedicação e comprometimento no dia a dia da operação. O interessado recebe previamente informações como histórico de faturamento, potencial do Shopping, custos e, além disso, é possível conversar com a equipe, observar os clientes e analisar o fluxo diário. Isso facilita a decisão de abrir uma franquia do zero ou investir em uma franquia de repasse.”
Para 2025, os números divulgados pela ABF mostram a resiliência e o potencial de expansão do segmento de acessórios de moda, reforçando que as franquias de repasse são uma alternativa viável e promissora para investidores que desejam entrar no novo ano sendo dono do seu próprio negócio.