A expansão por meio do modelo quiosque é uma forte tendência no mercado de franquias. O formato requer menor investimento e, no geral, as unidades são instaladas em locais com grande circulação de pessoas. Nesse cenário, a Puket, marca de meias, pijamas e acessórios, acaba de lançar essa nova opção de negócio para quem deseja investir no setor. A empresa está presente em 192 pontos no Brasil e em outros três países. Junto com Imaginarium, Casa MinD e Love Brands, a Puket faz parte do Grupo Uni.co, que foi adquirido pela Americanas S.A. em 2021.
Com investimento inicial a partir de R$ 120 mil (com taxa de franquia inclusa) e área de nove metros quadrados, a nova operação irá oferecer um mix de 500 produtos que inclui meias, acessórios para todas as idades e pijamas somente para crianças. A rede já tem 10 contratos do modelo quiosque em negociação e prevê novos pontos em circulação até o fim de 2023, em espaços como shoppings centers e aeroportos, em todas as regiões do Brasil.
Segundo o CEO do Grupo Uni.co, Wellington Santos, o quiosque faz parte da estratégia da empresa, para diversificar os modelos de negócios oferecidos e chegar a locais que não comportam uma loja convencional – estratégia também seguida pela plataforma física da Americanas S.A.. “Nosso plano é conquistar ainda mais capilaridade em cidades menores ou locais onde não há mais espaço para lojas”, explica.
Para Marcelo Cherto, presidente e um dos sócios da Cherto Consultoria, houve uma época em que se acreditava que todas as franquias de uma determinada marca deveriam ter o mesmo formato. Isso ficou no passado. “Hoje, é evidente que uma empresa franqueadora precisa adaptar seu modelo de negócio para torná-lo viável aos mais diferentes perfis de mercado e também para atrair franqueados com o perfil adequado, que, embora não disponham de recursos para implantar uma franquia no formato ‘full’, poderão se dar muito bem operando uma unidade que demande um investimento menor.”