Produtores rurais de Minas Gerais já demandaram 31% a mais de recursos na safra 2021/22

Sonhagro, rede de crédito rural, realiza o serviço de consultoria de financiamento para produtores na região há 8 anos

De acordo com a Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), os produtores rurais de Minas Gerais continuam demandando recursos do crédito rural. Nos nove primeiros meses da safra 2021/22, foram desembolsados R$ 26,92 bilhões para o uso na produção agropecuária do Estado.

Esse crescimento se deu pelo alto número de produtores rurais que decidiram realizar o empréstimo para o custeio com o intuito de cobrir as despesas normais do ciclo. Segundo dados do 9º Levantamento da Safra de Grãos, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os destaques vão para o milho e a soja, cujas produções tendem a ficar 24,6% e 8% maiores, respectivamente.

“Se comparar os desembolsos da safra de 2021/2022 com a de 2019/2020, vamos perceber que está havendo um crescimento significativo, mostrando assim, que os produtores rurais de Minas Gerais não desanimaram pela situação da pandemia”, comenta Romário Alves, CEO da rede de franquias Sonhagro, sobre o crescimento na procura do serviço de uma safra a outra.

Ainda segundo a Conab, haverá um aumento de 16,7% no volume de grãos a ser colhido, podendo alcançar o montante de 17,9 milhões de toneladas, em que o estado de Minas deve somar 7,59 milhões de toneladas de grãos de soja.

Com cinco unidades presentes no estado, a Sonhagro, primeira rede de franquia especializada na consultoria de Crédito Rural, abriu sua primeira unidade na região de Minas Gerais há 8 anos e já realizou mais 5000 operações de crédito rural para pequenos, médios e grandes produtores rurais. O crédito rural permite que os produtores possam investir em melhorias e tecnologia na sua propriedade, como a construção de silos, armazéns e investimentos em maquinários como tratores, pulverizadores e colheitadeiras.

Com o sucesso do mercado de franquias, a engenheira agrônoma, Giselle Figueiredo de Abreu, se juntou com a gestora comercial, Poliane Avelar, e decidiram investir na Sonhagro para diversificar os empreendimentos. A nova unidade está localizada na Avenida Faria Pereira, nº 3356, no Bairro São Cristóvão, em Patrocínio.

“Conhecemos a Sonhagro após consulta na internet. A rede se mostra muito promissora para aquelas que possuem a competência. Para as mulheres que pretendem investir no mundo do agronegócio, estudem muito a respeito de como ocorre a contração do crédito rural, quais são as operações e as questões burocráticas, mas principalmente, conheça e estude os seus concorrentes, como prestam o serviço e quais suas falhas”, comenta Giselle.

Para quem deseja se tornar um franqueado e ter o seu próprio negócio com lucratividade acima de 30%, a Sonhagro dispõe de três modelos de negócio. Romário afirma ainda que o setor agronomia é o que sustenta a economia brasileira, e mesmo em momento de crises ele resiste apresentando resultados e números que superam as expectativas deste segmento.

“A Sonhagro conta com suporte técnico em todas as etapas da unidade, fornecedores homologados, sistema próprio de gestão, baixo investimento, ganhos recorrentes, retorno rápido do capital investido e credenciamento liberado nas principais instituições financeiras do país como Banco do Brasil, Caixa Federal e das cooperativas Cresol, SiCredi e Sicoob”.