Em sua 41ª edição, o Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) é um reconhecimento às organizações e estudantes que contribuem com projetos diferenciados e inovadores para a evolução da gestão com pessoas como área do conhecimento e de desenvolvimento humano e empresarial.
Inserido e alinhado ao propósito do Prêmio, o projeto “Primeiro Emprego Decente: Formando Jovens e Transformando Futuros – Deles e das Empresas” trata a empregabilidade de uma geração de jovens, não somente como uma ação de responsabilidade social, mas como decisão estratégica para o pequeno empresário e para a sociedade.
Maurício Salkini, autor do projeto, foi premiado pela segunda vez, sendo a primeira com o Treinamento Cult.
De acordo com Maurício Salkini, administrador de empresas e franqueado da rede de franquias Rei do Mate, na cidade do Rio de Janeiro, o tema do projeto é uma bandeira que ele defende, entre pesquisas na UFF (grupo pesquisa PIPAS-UFF) e fóruns que participa como convidado.
“Há uma urgência social por poder dar o primeiro emprego aos jovens. É muito agradável ser reconhecido por esse trabalho e pela ideia que defendo, além de ter a oportunidade de trazer à luz esta discussão de relevância social”, observa.
“Investir no Primeiro Emprego Decente (PED) é uma atitude de disputa empresarial e de cidadania. Cada empresa que contrata jovens para a primeira experiência profissional decente contribui para tirar uma família da informalidade e da vulnerabilidade social. A contratante também experimenta a energia de uma geração ansiosa para poder provar o seu valor, uma geração que me ensina sobre como uma cultura formadora é capaz de produzir um espaço onde se torna possível o aprendizado permanente entre e/ ou com os funcionários, fornecedores e clientes”, reforça Mauricio Salkini, na apresentação do premiado Projeto.
Franqueado desde 2006 e administrador de três lojas do Rei do Mate – Pop Mall, Leader Plaza e Praça XV, localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, Mauricio Salkini também entende o próprio negócio como cenário de suas iniciativas e entende o importante papel da rede Rei do Mate nesse contexto, especialmente pelo apoio total da franquia para com suas práticas inovadoras e voltadas aos seus Recursos Humanos.
Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate, comemora o importante reconhecimento do Projeto conduzido por seu franqueado e reforça o compromisso permanente da franquia em reconhecer o potencial dos jovens entre os seus colaboradores.
Para Adriana Lima, Diretora de Operações do Rei do Mate, a premiação do franqueado reflete o momento pelo qual o mundo e o nosso país atravessam. “É preciso replicar iniciativas como as de Maurício Salkini em busca de conscientizar a sociedade sobre a força que podemos ter diante de causas sociais”, destaca.