Uma das pioneiras a oferecer lanches rápidos e açaí em diferentes combinações e tamanhos, a rede PORTO DO SABOR estreia na 16ª Expo Franchising ABF Rio. Nascida há 25 anos e consolidada primeiramente na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi ganhando outros bairros e mantém um ritmo de expansão acelerado.
Ao longo de 2023, o Porto inaugurou praticamente uma unidade por mês. Com 26 lojas em operação no Estado do Rio de Janeiro (25 franquias e 1 própria), a projeção é fechar o ano com mais de 30 unidades (29 franqueadas). A rede leva pra ABF seu modelo de negócio tradicional. O custo da operação é a partir de R$ 349 mil, com faturamento médio mensal de R$ 120 mil. O prazo mínimo para retorno do investimento gira em torno de 28 a 36 meses.
“Nossa operação já está consolidada no Rio de Janeiro, queremos crescer de forma orgânica com o modelo de loja para shopping e rua. A participação na feira é uma oportunidade de negócio e uma vitrine para futuros investidores”, afirma o diretor de franquias do Porto do Sabor Daniel Lazary. O executivo espera sair da Expo Franchising com boas negociações em andamento, que possam reverter em, aproximadamente, cinco novos contratos para os próximos dois anos.
A marca tem como carro-chefe o açaí – já vendeu 5 milhões de quilos ao longo da sua história – e oferece ainda diversas opções de refeições para uma alimentação mais saudável, como saladas, tortas salgadas, quiches, sopas, sanduíches montados na hora, crepes e empadões. Sucos, salgados e alguns pratos como strogonoff e nhoque de batata doce também estão no cardápio.
Em 2020, a marca construiu uma fábrica própria em Pedra de Guaratiba. O espaço de 850m2 tem capacidade para abastecer até 200 lojas. “Estamos preparados para suportar essa expansão por todo o Estado do Rio”, conclui Lazary.
ORIGEM
Com o intuito de democratizar a alimentação saudável, a sócia e idealizadora da marca Arlete Wolfram pensou num modelo de negócio que fosse a expansão de sua cozinha. A ideia era buscar o sabor da memória, o paladar que remete a momentos em família, com uma pegada natural. Então, há 25 anos, surgiu um cardápio à base de sanduíches, salgados, refeições rápidas, sucos naturais e o “açaí mais consolidado do mercado fluminense”.
A empresária (dona de casa e mãe de três filhos) começou com loja própria e, aos poucos, viu seu negócio se desenvolver, ser conhecido, tornar-se referência no bairro onde surgiu (na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro) e ser procurado por pessoas que se identificavam com o estilo oferecido por ela. Daí para o mercado de franchising foi um pulo! Em 2019, ganhou o primeiro Selo de Excelência da ABF. Hoje conta com três chancelas da associação e duas de melhores franquias pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN).