O Portal Solar, franqueadora com mais de 200 unidades espalhadas pelo País e cerca de 18 mil sistemas fotovoltaicos instalados em residências e empresas, acaba de anunciar condições mais atrativas para os novos franqueados que desejam empreender na área.
Com taxa de franquia de R$ 20 mil, o franqueado pode atingir um faturamento médio mensal da ordem R$ 150 mil já nos primeiros 180 dias de operação. E o tempo de retorno do investimento varia entre 4 e 8 meses. O faturamento no ano pode chegar a até R$ 1 milhão.
O enxoval completo para o franqueado, que compreende uma semana de treinamento presencial, incluindo custeio da passagem e estadia, entrega de drone, iPad e de todo o software de gestão e vendas, além de uma série de materiais de marketing, como milhares de flyers. O custo inicial do enxoval é de R$ 15,9 mil.
Portanto, o valor total do investimento inicial do franqueado é de R$ 35,9 mil, sendo R$ 20 mil da taxa de franquia e mais R$ 15,9 mil do enxoval. Já os royalties, que variam conforme o tamanho do sistema solar vendido, a quantidade de vendas no mês e a forma de pagamento adotada, pode ser pago em até 90 dias.
O Portal Solar também disponibiliza aos seus franqueados um totem de vendas e todo o material comercial que as unidades precisam. Também é oferecido todo o suporte do time comercial da sede, incluindo um gerente e um engenheiro designados para cada franqueado, no sentido de acompanharem e darem apoio nas visitas técnicas.
Um dos fatores de sucesso é o alto volume de acessos que o Portal Solar recebe todos os meses, de pessoas interessadas em instalar sistemas fotovoltaicos nos telhados. Com cerca de 500 mil visitas por mês, a franqueadora filtra os interessados e os encaminha aos franqueados de acordo com a localidade e região de atuação. Na média, o Portal Solar gera por volta de 2 mil leads por mês, que são encaminhados aos franqueados, priorizando aqueles que já estão mais maduros e performando.
Esse modelo de negócio e de geração de leads traz ao Portal Solar um alto nível de procura de profissionais que desejam empreender no ramo de energia solar. Atualmente, a franqueadora recebe uma média por mês de mais de 3 mil interessados em atuar com venda e instalação de sistemas fotovoltaicos.
Foco em vendas
Um novo diferencial é a ausência de necessidade de instalação dos painéis solares e homologação do sistema junto às concessórias de energia elétrica, cujo trabalho é de total responsabilidade da franqueadora, que possui equipe dedicada para instalar os sistemas fotovoltaicos e acompanhar todos os processos em nível nacional, bem como assume o estoque e o trabalho logístico com os equipamentos.
Neste modelo, o franqueado tem atuação exclusivamente em vendas dos projetos solares, incluindo prospecção e visitas técnicas. Cada unidade também conta com um software e um aplicativo exclusivo que as etapas do processo: desde o CRM, passando pelo design, prognóstico de geração e economia do sistema fotovoltaico, até soluções financeiras. A ferramenta foi desenvolvida com interface simples e amigável, o que possibilita até a um leigo projetar e vender um sistema fotovoltaico apenas com o uso de um dispositivo móvel, como tablets e celulares.
O novo software integra CAD (Computer Aided Design) com tecnologia de Drone, que mapeia o telhado e permite o dimensionamento adequado do projeto de engenharia e de instalação dos painéis, de modo a garantir maior eficiência e redução desejada na conta de luz do cliente. A tecnologia também faz durante o mapeamento a previsão precisa de geração de energia e economia gerada nos próximos 25 anos.
“Além de contar com treinamento online, em uma plataforma exclusiva, e presencial, na sede do Portal Solar, o franqueado será acompanhado de perto de forma constante por nossa equipe de consultores comerciais, garantindo que ele desenvolva rapidamente a experiência necessária para atuar com segurança nesse setor.”, explica Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar.
“O nosso modelo foi estruturado para que o franqueado possa se concentrar na atuação comercial, prospectando e vendendo sistemas de energia solar fotovoltaica, deixando toda a parte de logística e instalação sob responsabilidade do Portal Solar”, acrescenta.
Sem experiência prévia: treinamentos e consultoria
O franqueado recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval que contém EPIs, uniformes, um drone e material de marketing. A franqueadora também é responsável pela criação dos projetos e das homologações necessárias do sistema junto à concessionária, sem custos ou responsabilidades para o franqueado.
O Portal Solar também presta consultoria comercial, de marketing, jurídica e de engenharia, no intuito de garantir maior eficiência das unidades, bem como possui fornecedores de equipamentos homologados, com as melhores marcas e modelos para oferecer aos clientes.