As franquias de Alimentação – Food Service cresceram 26,6% no 1° trimestre de 2024, somando R$ 9,8 BI em receita, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). E quem está surfando essa onda é a franquia de bares especializados em preparos com carne de porco, Porks – Porco & Chope que, em franca expansão, já conta com 48 lojas espalhadas por 11 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, MT, MTS, MG GO, DF, PE, PB, PI). A rede curitibana mira em cidades com 400 mil habitantes pelo Sudeste para dar continuidade ao seu plano de crescimento em 2024. O objetivo da marca é fechar o ano com 63 unidades.
Para alcançar essa meta audaciosa, o Porks – Porco & Chope investe em um modelo de negócio atrativo, com uma franquia de operação simplificada, alta lucratividade e baixo investimento inicial (a partir de R$ 200 mil). Para estimular a adesão, a rede ainda oferece outros diferenciais no seu setor, como o parcelamento em três vezes da taxa de franquia (R$ 50 mil) e a cobrança de royalties fixos (R$ 5 mil), além de autonomia em diversos setores para o franqueado operar de forma personalizada para a sua região.
“Nosso modelo de franquia traz mais liberdade ao franqueado, uma vez que permitimos que os franqueados trabalhem com fornecedores locais e regionais, tanto para os insumos do cardápio, como também para a prestação de alguns serviços de marketing. Além de estimular a proatividade e participação do franqueado, também acelera os processos e promove a regionalidade de cada local”, explica José Araujo Netto, sócio fundador da Porks – Porco & Chope.