Diante do cenário de crise, empreendedores estão avaliando investir em negócios que tragam mais segurança e retorno financeiro, desse modo, o sistema de franquias tem mostrado resistência aos efeitos da crise mundial, com boas perspectivas segundo especialistas e representantes do setor.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou R$ 167,1 bilhões em 2020, número 10,5% abaixo em relação ao ano anterior, mas que mostra resiliência se comparado com outros segmentos. No geral, apenas dois setores obtiveram um crescimento relevante: saúde e beleza, e bem-estar – juntos, apresentaram um aumento de 3,1%. Os mesmos analistas trazem como justificativa deste aumento que ambos os serviços são considerados essenciais.
O segmento de academias, por exemplo, já se mostra interessante se comparado aos outros modelos de negócios, mesmo durante o período de isolamento, já que se trata de um momento de maturação, onde os investidores podem estudar as oportunidades e as opções de praças para investir.
O Grupo Ultra é um exemplo para quem deseja investir no próprio negócio. Com opções de franquias fitness para todos os tipos de investidores – desde o pequeno empresário que possui pouco recurso financeiro até investidores profissionais. O modelo de boutiques de condicionamento físico é uma novidade no Brasil e, já demonstra dados positivos, com mais de 41 assinaturas de contrato em diversos estados brasileiros.
A ideia da Ultra surgiu a partir da experiência de Fernando Nero e de observações das tendências apresentadas na Europa e nos EUA. Fundador e CEO do Grupo Ultra, Fernando explica que o “conceito de boutique faz sucesso lá fora e ainda é novidade por aqui”. Com vasta experiência no setor, Fernando optou por lançar um portfólio de sugestões para ajudar as pessoas a cuidar da saúde. “Fazer academia não precisa ser algo enfadonho, as pessoas podem praticar a atividade que mais se encaixa nas suas preferências. É sobre tornar a experiência a melhor do mundo, queremos oferecer muitas opções”.
Baseado nisso, o Grupo Ultra pretende ampliar seu raio de atuação – “o momento é perfeito para franquias fitness, e aproveitando as oportunidades de mudança de comportamento do consumidor observadas nos últimos anos, oferecemos um serviço segmentado e com alto grau de retenção. Esses tipos de operações serão um grande impulsionamento para o setor na próxima década”, afirma o empresário.
Para os interessados em obter uma unidade franqueada, os valores variam entre R$ 200 mil reais e R$ 3 milhões para academias mais completas, podendo envolver mais de uma marca. Esses valores incluem projeto arquitetônico, escolha do ponto comercial, plano de marketing e administração e treinamentos.