Para franqueados e franqueadores uma coisa é importante: como as mercadorias chegaram de um para o outro com a qualidade exigida como norma da marca e também pela Vigilância Sanitária? A logística de entrega não é uma preocupação apenas para os franqueadores de produtos alimentícios, como é o caso da Croasonho, mas também para quem tem franquia de máquinas de autoatendimento, como por exemplo a Purificatta. Para que alimentos e peças cheguem aos franqueados com qualidade o planejamento de como serão transportados são essenciais. Para Ricardo Cattani, diretor da rede Purificatta, e para Paulo Borges, coordenador de Logística da rede Croasonho, o planejamento do transporte dos materiais são de extrema importância.
Para os dois, as parcerias com transportadoras são vitais para a manutenção do serviços. Cattani explicou que as máquinas de água que são levadas com o máximo de cuidado para os novos franqueados, pois assim garante que o equipamento chegue ao destino bem. “Temos uma parceria com uma transportadora de confiança, mas mantemos um procedimento de embalagem com caixa de madeira que evita danos. Mesmo que o nosso equipamento tenha sido desenvolvido para ficar exposto ao tempo e prova de pancadas, justamente para evitar vandalismo”.
Por se tratar de alimentos, Borges contou que o procedimento de entrega das mercadorias para os franqueados acontece com alguns cuidados diferentes, contudo, reforça que só possível porque existe essa união entre a empresa e uma transportadora. “Buscamos no mercado um parceiro logístico especializado na coleta, armazenagem e distribuição de produtos congeladas. Temos um canal de comunicação direto com este parceiro, no qual monitoramos desde a saída da fabrica até entrega no franqueado. Assim conseguimos respeitar os prazos de entrega e garantir que o produto chegue dentro de suas especificações”.
As entregas dos produtos da Croasonho são feitas semanalmente, entre 10 a 15 dias, dependendo da região onde fica a franquia. Os produtos são produzidos nas cidades gaúchas de Caxias do Sul e Porto Alegre. O coordenador disse que para manter a qualidade dos alimentos, eles são enviados em caminhões com baú frigorífico, que possuem temperaturas negativas, seguindo normas de qualidade exigidas por lei. “Todo o produto é embalado em sacos e acondicionados em caixas de papelão para que não se tenha nenhum contato externo, e devem ser entregues conforme temperatura ideal, registrada na embalagem”, salientou.
A manutenção das máquinas da Purificatta é realizada em duas fases: a básica que é feita pelo franqueado; e a avançada executada por técnicos especialistas, mensalmente. O equipamento de água foi projetado para evitar muitas manutenções. O diretor explanou que mesmo assim ela pode ter falhas, sendo essas já conhecidas, logo a reposição de peças que podem apresentar problemas já estão previstos e em estoque, principalmente nas cidades fora do Rio Grande do Sul. Se alguma peça der problema, técnicos terceirizados pela Purificatta podem fazer a troca tranquilamente. Nas franquias que estão no estado as franquias não tem essas peças em estoque, e é a própria empresa que faz o conserto, assim que solicitado.
A Purificatta é um purificador de água e pode receber água encanada, de poço e até mesmo de coletores de água da chuva, desde que recebam o devido tratamento. Ricardo lembrou que “o processo todo é certificado pelo INMETRO e pela Vigilância Sanitária. O sistema de tratamento de água é composto por tecnologia americana e garante 99% de pureza. Hoje temos vários médicos que indicam nossa água para gestantes, pessoas com problema nos rins, idosos e crianças devido ao baixo nível de minerais e sódio”. A franquia exige pouco do empresário, já que para instalá-la não é necessário alugar uma loja, pois ela pode ficar em mercados, postos de gasolina, dentre outros espaços. A presença fixa do empreeendedor só exigida nos dois primeiros meses, depois ele pode visitar o local onde está a Purificatta para ver se ela está funcionando direitinho, para retirar o dinheiro e para a manutenção e limpeza.
A Croasonho é uma rede de restaurantes especialista em croissants e está presente em diversas cidades brasileiras. Quando falta algum produto, o franqueado pode fazer a solicitação através da Central de Pedidos, que pode ser acessada pela internet. Se por ventura algum alimento chegar com problemas e não possa ser comercializado, o empresário deve ligar para a administração da rede, informar o problema e o produto será trocado por outro. Para manter o padrão de qualidade tão conhecido pelos clientes, Paulo concluiu: “o planejamento logístico envolve toda a gestão da cadeia de abastecimento, desde o fornecedor de sua matéria-prima até a entrega do produto no seu cliente. Assim a empresa poderá focar os principais processos que necessitam de um melhor planejamento para obter melhores resultados e um bom planejamento logístico é de suma importância, vai elevar o nível do serviço para o franqueado e reduzir o custo logístico”.
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