A SUAV foi fundada em 2010 pelo pernambucano Diogo Cordeiro de Oliveira, em Belo Horizonte (MG). O foco inicial era a área de depilação, pois ainda não existiam muitas franquias dentro deste nicho. A princípio a empresa trabalhava só com depilação a cera, após um ano e meio incorporaram ao modelo a Esmalteria e o Design de Sobrancelhas. A SUAV foi a primeira esmalteria de Belo Horizonte e antes de entrar para o franchising, abriu duas unidades próprias.
Entrevistamos Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV, para conhecer melhor a franquia. Confira.
Mapa das Franquias: Como a marca entrou para o franchising?
Diogo Cordeiro de Oliveira: Com o intuito de expandir seus negócios, em 2017 encontrei tudo o que procurava na holding Encontre Sua Franquia. A partir de então, a rede de beleza se tornou forte em Belo Horizonte (com seis unidades locais), além de franquias por outras cidades de Minas Gerais, Belém (PA), Cuiabá (MT), e em breve, no Rio de Janeiro e Salvador (BA).
Mapa das Franquias: Qual o grande diferencial da SUAV?
Diogo Cordeiro de Oliveira: É uma empresa de beleza que oferece em um único espaço os três serviços mais procurados por um preço acessível, com profissionais altamente capacitados e treinados. Oferecendo ainda flexibilidade de horário para as mulheres economicamente ativas, que dividem o tempo nos cuidados com a família, trabalho, entre outros afazeres do dia a dia.
Mapa das Franquias: Qual seu grande benefício para o consumidor?
Diogo Cordeiro de Oliveira: A SUAV oferece atendimento sem hora marcada e express com os três serviços mais procurados (depilação, esmalteria e design de sobrancelha) em uma única estrutura.
Mapa das Franquias: E para o franqueado?
Diogo Cordeiro de Oliveira: Gestão simples do negócio e boa margem de lucratividade, além de ser um segmento que está sempre em alta, independente da situação econômica.
Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes?
Diogo Cordeiro de Oliveira: Depyl Action, Design Sobrancelhas, Spa das Sobrancelhas, Não+Pelo.
Mapa das Franquias: Quem é o público-alvo da marca?
Diogo Cordeiro de Oliveira: Mulheres
Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado? Por quê?
Diogo Cordeiro de Oliveira: O empreendedor deve ter afinidade com o segmento e habilidades em atendimento ao cliente e gestão de pessoas, além de dedicação integral ao negócio.
Mapa das Franquias: Como é o treinamento oferecido ao franqueado?
Diogo Cordeiro de Oliveira: Ao fechar com a franquia será ofertado auxílio na contratação e treinamento total da primeira equipe e do franqueado. Após o início da operação serão disponibilizadas datas para treinamentos recorrentes além de consultorias de campo.
Mapa das Franquias: Quantas horas de duração tem o treinamento?
Diogo Cordeiro de Oliveira: Em média 60 horas, dividido em seis dias.
Mapa das Franquias: Há algum custo para o franqueado?
Diogo Cordeiro de Oliveira: No treinamento inicial de implantação não possui custo algum, apenas referentes a viagens dos profissionais que vão ministrar o treinamento.
Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento no dia a dia da rede? A consultoria de campo acompanha os franqueados? Como é feito esse suporte?
Diogo Cordeiro de Oliveira: A SUAV oferece todo suporte necessário para atender o franqueado sempre que surgirem dúvidas, para isso conta com equipe interna de acompanhamento e consultoria de campo. O suporte é feito presencial (quando necessário), além de vídeos institucionais pela Academia Digital oferecido pela própria franqueadora.
Mapa das Franquias: Quais os formatos de franquia disponíveis?
Diogo Cordeiro de Oliveira: A SUAV oferece cinco modelos de negócios como: modelo Sobrancelha com investimento inicial de R$69.900,00; Esmalteria e Sobrancelhas (R$100 mil); Depilação e Sobrancelhas (R$108.800,00); Depilação, Esmalteria e Sobrancelhas (R$127.600,00), e Fotodepilação e Sobrancelhas (R$131.200,00).
Mapa das Franquias: Quantos funcionários em média possui uma unidade? Os funcionários recebem treinamento também?
Diogo Cordeiro de Oliveira: O número de funcionários varia conforme o modelo de negócio, entre 3 a 10 colaboradores. Por se tratar de um segmento que está sempre se reinventando no mercado, a SUAV oferece treinamento antes da inauguração, bem como no decorrer no ano para aprimoramento de novas técnicas. É sempre importante estar alinhado as novidades do mercado e sempre repassamos novas técnicas, para isso, incluímos nos treinamentos das funcionárias que já atuam na franquia, bem como as novas contratações. Por se tratar de técnica exclusiva da SUAV, as depiladoras e designer de sobrancelhas passam por treinamento inicial na própria matriz, em Belo Horizonte e conforme a necessidade também é oferecido treinamento de reciclagem e padronização, de acordo com os pontos de melhoria que é necessário aprimorar com a profissional.
Mapa das Franquias: Qual a taxa de retorno esperada?
Diogo Cordeiro de Oliveira: O prazo de retorno é entre 18 a 36 meses. Já o lucro líquido médio mensal é entre 20% a 30%, conforme o modelo.
Mapa das Franquias: Como vocês escolhem os locais potenciais para abertura de uma nova unidade? Quais as características?
Diogo Cordeiro de Oliveira: A análise é feita de forma criteriosa, baseada em geomarketing, onde há estudo sobre a densidade populacional, renda per capita, concorrência, vertilicalização, caraterísticas de público (feminino e masculino), entre outros.
Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2019 e quais as melhores praças para crescer?
Diogo Cordeiro de Oliveira: Em 2019 a SUAV planeja alcançar 20 unidades ativas, para isso, a marca estuda expansão pelas capitais como Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Vitória (ES); São Paulo (SP), Recife (PE); Fortaleza (CE), e assim, gerar maior exposição da marca para crescimento contínuo.