A saga da empresa iniciou-se com o senhor Sami Copel, que possuía uma loja de tintas e sugeriu ao namorado de sua filha, Nassim Katri, que mantivesse o negócio. Assim, em 1991, a história nasceu, e desde então, já são mais de três décadas de atuação na área. Em sua fundação, a empresa era chamada de FK Tintas, em função das iniciais do nome da esposa de Nassim, Fabiana Katri. Mas quando Nassim começou a pensar em montar uma franqueadora, era muito importante ter um nome que fizesse sentido e que remetesse claramente ao cerne e alma do negócio. Como o desejo dos proprietários era que todos ‘’ Pintassem o Mundo’’, o empresário optou por alterar o nome da rede para PINTA MUNDI.
O negócio, que no início contava apenas com lojas próprias, começou a expandir a partir do ano de 2018, com a inauguração da primeira franquia. Durante este mesmo ano, por estratégia, apenas uma unidade franqueada foi mantida para testes e validação do modelo de negócios. Após o bem-sucedido teste, Pinta Mundi passa a ser a primeira franqueado de tintas associada à ABF, Associação Brasileira de Franchising.
O “nascimento” da primeira loja franqueada teve um quê marcante, que esbarra na luta pelo fim do etarismo: em 2017 Nassim estava, juntamente com sua esposa, passando em frente ao supermercado da esquina e viu placas de vagas de trabalho. Todas elas tinham exigência entre 25 e 35 anos. “Na época, com 49 anos, eu estava no auge de minha capacidade de trabalho com grande experiência e não teria nem uma oportunidade de emprego para caixa de supermercado. Partindo daí, resolvi compartilhar o know how de meu negócio de sucesso podendo dar oportunidade para outras pessoas na mesma faixa etária”, afirma o empresário.
A surpresa foi que pessoas de todas as faixas etárias, com histórias de vidas diferentes, atualmente são franqueados da Pinta Mundi. “Mulheres, homens, jovens, aposentados acreditaram no modelo de negócios e fazem parte hoje do sucesso da nossa rede”, diz Nassim.
Em 2019 Albert Katri, assina o contrato de franquia, tornando-se a terceira geração a trabalhar no segmento de tintas.
A pandemia da Covid-19 também favoreceu a expansão da Pinta Mundi, já que o segmento de casa e construção é um dos que mais cresceu durante o isolamento, pois durante a pandemia os brasileiros perceberam a importância de valorizar e investir em conforto, bem-estar e aconchego do lar.