Pettia Franchising chega ao mercado como a primeira franquia no formato home office de suplementação alimentar pet no Brasil

Com um mercado promissor para quem está em busca de ter o próprio negócio trabalhando de casa, a Pettia solicita investimento inicial a partir de R$14.999

A paixão das pessoas pelo seu animal de estimação tem aquecido o mercado de produtos e serviços pet no último ano. Na contramão da crise sentida por alguns segmentos desde o início da pandemia do coronavírus, o setor é tido como essencial, o que o fez manter as portas abertas durante todo esse período de restrições, com comércio fechado e diminuição de circulação de pessoas em centros comerciais.

Com as pessoas ficando mais tempo em casa, elas passaram a redobrar a atenção e os cuidados com seus animaizinhos, um dos motivos que tem acelerado o crescimento do mercado pet no mundo todo.

De olho nesse cenário promissor que só tende a crescer ainda mais, acaba de ser lançada no mercado a Pettia Franchising, a primeira franquia no formato home office de suplementação alimentar pet no Brasil.

“Acreditamos na nutrição adequada para melhoria e manutenção da boa saúde dos animais de estimação. Além de sermos apaixonados por pets e sabermos o poder transformador que eles causam na vida das pessoas fez com que motivássemos na criação de produtos direcionados a e esse público para proporcionar melhor saúde e segurança”, conta Vinicius Alamino, CEO da Pettia, sobre a ideia para criação do negócio no mercado brasileiro.

A rede oferece produtos de suplementação alimentar e formulação de dietas específicas para diversos tipos de pets. Além de contar com uma linha específica de adubação orgânica para plantas. Todos esses produtos possuem fórmulas exclusivas, ricas em vitaminas e minerais produzidas por uma fábrica parceira com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementação.

Mercado aquecido

De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da indústria de Produtos para Animais de Estimação) o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo, além de ser o terceiro maior país em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. Ao todo são 139,3 milhões de pets no país, o que demonstra a força e potencial desse setor para a economia.

Dados do Instituto Pet Brasil revelam que o mercado pet encerrou o ano de 2020 com faturamento de R$40,1 bilhões, além de crescimento de 13,5% em comparação com 2019. Alimentos e produtos veterinários lideram com a alta desse faturamento, com 22,5% e 16%, respectivamente.

Os cães no Brasil vivem aproximadamente quatro vezes menos que na Inglaterra. Doenças infecciosas que quase sempre estão ligadas a falta de higiene e má alimentação são a maior causa de óbitos desses animais. Especialistas estimam que aproximadamente 85% dos cães acima de quatro anos apresentam doenças periodontais que podem causar mau hálito e até mesmo a perda dos dentes.

O negócio proposto pela franquia Pettia é melhorar a qualidade de vida dos pets por meio da elaboração de cardápios e da suplementação, que conta com 11 produtos, cada um elaborado para necessidades diferentes e específicas que abrangem cães, gatos, pássaros e peixes, e tem até suplementação para horta!

“A forma com que as pessoas lidam com os animais vem mudando. Com o hábito de morar sozinho, muitas famílias vem decidindo não ter filhos e aumentar a quantidade de pets em seus lares como companheiros diários. Tudo isso vem impactando a indústria que está de olho em oportunidades para esse nicho, inclusive se levarmos em conta que durante o período de isolamento o consumo por meio on-line também aumentou”, afirma Vinícius.

Modelo de negócio

O modelo de negócio da Pettia tem fácil operação e atua exclusivamente home office. O franqueado poderá realizar vendas por meio da loja on-line. Para isso, ele terá um código exclusivo para que o cliente consiga adquirir os produtos e ele receber uma parte do valor da venda. Ele também poderá atuar como consultor de venda direta, seja para pet shops ou direto para o consumidor final.

O franqueado poderá atuar em todo território nacional. O investimento inicial, incluindo taxa franquia, capital de giro e custos de implantação do negócio é de R$14.999,00 para cidades de até 200 mil habitantes. O faturamento médio estimado é outro atrativo dessa microfranquia: R$ 16,2 mil, com prazo de retorno do investimento estimado entre 6 meses.

A marca, que trabalha com taxa de franquia de acordo com o número de habitantes do território de atuação, conta ainda com valores de investimento para municípios maiores, sendo de R$24 mil para cidades entre 201 mil a 500 mil habitantes; e taxa de franquia de R$35 mil para cidades acima de 501 mil habitantes.

Perfil do franqueado

Para quem busca investir nesse segmento, Vinícius conta que a franqueadora está em busca de franqueados que almejem o crescimento profissional e pessoal. Além do mais, é necessário cumprir alguns requisitos, como possuir facilidade para lidar com a gestão administrativa e a parte comercial, além de possuir boa desenvoltura para gestão de negócios; Ser paciente, cordial e ter habilidade com pessoas, uma vez que o contato direto com o público é essencial e que o caráter de atenção ao cliente é inerente ao segmento; Identificar-se pessoalmente com o negócio, ou seja, gostar de atuar no segmento do mercado dos pets.

“Como em qualquer empreendimento, o sucesso da unidade franqueada dependerá do comprometimento do franqueado. Entre as características desejáveis para construção de um perfil empreendedor de sucesso, podemos elencar: competência, empenho, proatividade e dedicação do franqueado na gestão de seu próprio negócio, sempre tendo em mente que você é o maior responsável pelo êxito do seu empreendimento”, conclui o CEO.

Expansão

A rede que é nascida em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, conta atualmente com 1 unidade própria na cidade. Para esse segundo semestre a rede busca trabalhar em todo território nacional para expansão dos negócios. A expectativa é encerrar este ano com 30 operações ativas e faturamento de R$ 1,2 milhão.