Os serviços de estética animal, que incluem banho e tosa, são uma fonte de receita importante para manter o negócio de milhares de pet shops. “Todavia, muitos estabelecimentos ainda carecem de infraestrutura adequada, processos e profissionais qualificados”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland, rede de franquia com operações em 23 estados.
A franqueadora tem apostado em modelos de negócio voltados para os pequenos empresários que, hoje, representam mais de 80% das lojas de pet shop da marca. Com o objetivo de potencializar os serviços de banho e tosa, oferecendo ferramentas de gestão, capacitação e preço justo, a empresa lança novo formato de loja menor com 50 m² .
Na visão do executivo, as pessoas buscam cada vez mais serviços diferenciados e conveniência para cuidar da saúde e bem-estar de seus animais de estimação. “Este modelo de loja é ideal para funcionar dentro de supermercados, galerias, postos de gasolina e até em restaurantes. Também serão vendidos alguns produtos, incluindo a nossa marca própria Pet Choice, e remédios essenciais”.
A primeira unidade própria será instalada dentro da Fazenda Churrascada, prevista para abrir na primeira quinzena de julho. É um projeto inédito para um restaurante deste porte, que integra centro de compras, eventos e áreas dedicadas às crianças e aos pets. O imóvel de 8 mil m² está localizado no Morumbi (SP), onde originalmente funcionava uma fazenda.
Com investimento a partir de R$ 190 mil e faturamento de R$ 1 mil/m², os empreendedores interessados em adquirir este modelo de franquia também contarão com o aplicativo de agendamento de serviços de banho e tosa. Segundo Albuquerque, a função do aplicativo é tornar a experiência com o cliente mais interativa, aumentando os pontos de contato e a comunicação, para além do WhatsApp e do telefone.
Até o final do ano, a Petland quer incrementar ainda mais as vendas da rede dando a opção ao cliente de fazer uma assinatura de banho e tosa com desconto, podendo ser usado na loja de sua conveniência. A compra da assinatura estará disponível por meio de uma Central de Atendimento online ou pelo aplicativo.
“Já oferecemos o pacote promocional desse serviço por loja. Com o desenvolvimento desse aplicativo exclusivo, os lojistas terão mais uma linha de receita recorrente. E, assim, também conseguiremos gerar mais tráfego para os franqueados, otimizando as demandas para toda a rede. Nosso objetivo é oferecer um produto com custo mais acessível e melhor rentabilidade”, esclarece Albuquerque.
Da primeira loja, aberta em maio de 2014, o Grupo tornou-se um hub de soluções para o mercado. Atualmente, também é responsável pelas marcas Dra. Mei (clínica veterinária), Afiliados Petland (programa de gestão para pequenos empresários), 100% Pet, Pet Choice (marca própria), Pet Pay (soluções financeiras) e LogLand (Centro de Distribuição).
Em 2020, o Grupo contabilizou 217 lojas (entre Petland, Dra.Mei e Programa Afiliados), que compõem o faturamento de R$ 180 milhões, das quais 40% das unidades vendidas entraram no segundo semestre. As lojas operam em 23 estados nas principais cidades do país. As perspectivas para 2021 são de crescer 50% e, no médio prazo, atingir 2.500 lojas até 2027.