Petland lança novo formato de Franquia: Petland Studio, focado em experiência de serviços

Rede de pet shops quer elevar fatia dos serviços no faturamento de 40% para 60% em dois anos; plano vai na contramão das concorrentes, que investem em megalojas e produtos

A Petland Brasil está dobrando a aposta nos serviços como centro de sua estratégia de crescimento. A rede quer elevar a participação da área em seu faturamento – que saltou de menos de 20% para 40% nos últimos anos – para até 60% em dois anos. E para atender à crescente demanda por experiência, está lançando dois novos formatos com foco exclusivo em serviços.

O Petland Studio, uma loja compacta com operação enxuta e baixo investimento inicial, foi desenvolvido para oferecer escala com agilidade. Versátil, o modelo pode ser implementado em salões de beleza, condomínios, centros de conveniência e outras operações já existentes. Sua estrutura privilegia a prestação de serviços de banho e tosa com padrão de qualidade da Petland, líder no setor.

Já o Banho by Petland é um modelo plugável, pensado para ser integrado a pet shops de bairro em atividade, seguindo a lógica de proximidade e conveniência que são marcas da estratégia de negócio da companhia.

Juntas, essas frentes devem representar 60% das novas aberturas da rede até o fim de 2026 – um plano de expansão que vai na contramão das concorrentes, que apostam em grandes estruturas voltadas à venda de produtos.

“Enquanto o mercado briga por preço, nós construímos vínculo, e vínculo gera fidelidade”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland Brasil. Para ele, o serviço é a principal porta de entrada para novos clientes, e também o maior diferencial competitivo diante do momento atual do setor.

O movimento da Petland acompanha uma tendência global do varejo: marcas de luxo investem em cafés, redes de farmácias ampliam sua atuação com clínicas médicas, e lojas de materiais de construção como a Leroy Merlin oferecem desde serviços de instalação até obras completas. “É uma forma de aumentar o ponto de contato com o consumidor, elevar o LTV [valor total gerado por cliente ao longo do tempo] e, em muitos casos, reduzir o custo de aquisição”, explica Rodrigo.

Petland Studio, nasce com um formato compacto e inovador, 100% dedicado a serviços, com curadoria enxuta de produtos complementares. O objetivo é oferecer conveniência, qualidade e um ambiente acolhedor, onde cada detalhe é pensado para criar valor, experiência e cuidados com pets. “Mais do que um negócio, o Petland Studio é um movimento para consolidar a Petland como a principal referência em serviços do mercado pet. Estamos construindo uma rede que vai muito além da transação: queremos ser lembrados pelo cuidado, pela experiência e pela proximidade com a comunidade local”, afirma Rodrigo Albuquerque.

Hoje, 75% dos 15 mil novos clientes mensais da Petland chegam à loja em busca de serviços. A rede realiza mais de 75 mil banhos por mês – o número chega a 150 mil atendimentos mensais quando são consideradas tosas, vacinas, exames e outros procedimentos. Já na vertical veterinária, operada pela marca Dra. Mei, são mais de 30 mil exames e vacinações por mês.

A empresa aposta ainda em um modelo de assinatura, que garante previsibilidade ao cliente e recorrência para a rede. Atualmente, em torno de 35% dos banhos são realizados por meio delas. “Nas lojas que adotaram a assinatura, a frequência de visitas dos clientes sobe para, em média, 3,7 vezes por mês. Elas também registram same store sales até 11% superiores às demais”, diz Albuquerque.

Tecnologia como motor de escala

Para sustentar o crescimento com padronização e eficiência, a Petland desenvolveu uma plataforma digital própria, voltada à gestão dos serviços nas lojas franqueadas. O sistema inclui agenda digital com cálculo automático de comissões, CRM integrado ao WhatsApp (para confirmações, lembretes e reativações automatizadas) e um painel completo com indicadores operacionais por unidade – como conversão, ocupação, recorrência e performance da equipe.

O grande diferencial, porém, está na incorporação de inteligência artificial à solução. A nova funcionalidade, atualmente em fase de rollout, dá origem a um agente digital de vendas automatizado, com capacidade de realizar recomendações personalizadas, iniciar jornadas de reativação e até fechar pacotes de serviço.

“Nosso objetivo é transformar esse agente no melhor vendedor da rede, assumindo a venda ativa no lugar do franqueado. Assim, a tecnologia contribui para a escala e a rentabilidade”, explica Albuquerque.

A estrutura tecnológica da Petland foi desenhada especificamente para o varejo de bairro, oferecendo ferramentas restritas hoje a grandes players verticalizados.

“Isso se traduz em um modelo de franquia horizontalizada com gestão unificada, e com um custo de aquisição de clientes altamente competitivo: R$ 10,00 por cliente, frente aos quase R$ 100,00 de uma megaloja. Nos Estados Unidos, esse número chega a US$ 60 (cerca de R$ 335) entre os grandes players”, afirma.

Modelo brasileiro inspira expansão global

Com mais de 150 unidades no Brasil, a operação da Petland no país se consolidou como a maior da marca no mundo. De acordo com o executivo, a expertise desenvolvida localmente no atendimento de serviços, que combina recorrência, relacionamento, tecnologia e gestão, já é exportada para operações da marca no México e na África do Sul, onde o modelo brasileiro servirá de base para novos ciclos de crescimento.

“Criamos no Brasil um sistema sustentável, replicável e competitivo. Agora, estamos ajudando a levar esse conhecimento para o mundo”, conclui Albuquerque.