De olho nas lojas pequenas de bairro, que compõem grande parte do mercado pet no Brasil, a Petland vem investindo na conversão de bandeira. Segundo a empresa, esta operação tem acelerado o crescimento da rede e também permite que os empreendedores tenham suas vidas transformadas. Em média, o negócio cresce 40% nos três primeiros meses em vendas, além de aumentar o ticket médio e margem bruta do negócio.
“Isso acontece porque aplicamos o método Petland de gestão, e todos os benefícios de uma marca franqueadora. Foram assinados cerca de 50 contratos em 2022 e, a nossa expectativa é assinar mais de 50 contratos e inaugurar em torno de 80 lojas este ano, sendo que metade representa as conversões e a outra metade é composta por lojas novas”, explica Eduardo Bachur, Diretor de Expansão da Petland.
Essa operação oferece benefícios para os dois lados. Enquanto a Petland aumenta sua rede, os novos franqueados passam a contar todo suporte oferecido pela empresa, conseguindo se destacar em relação aos concorrentes com vantagens em seus produtos e nos preços e nos produtos.
“É uma estratégia de crescimento de mercado. Com a conversão, uma série de fatores trazem um impacto positivo para as novas unidades. Elas ganham uma marca forte, têm acesso a produtos e preços muitos mais competitivos, participam de uma rede de franquias com mais de 150 lojas, recebem treinamentos contínuos, consultorias periódicas, além de ter a mais nova tecnologia dentro da loja e uma estrutura de franquia profissional”, afirma Bachur.
Cases de sucesso
A unidade do Jardim das Flores, em Osasco/SP, foi convertida para a Petland em maio de 2022. Nesse período, o franqueado Willian Herman Zanini praticamente quadruplicou suas vendas, obtendo um aumento de 272,92%, graças ao suporte oferecido pela empresa.
“Era um projeto novo, com muitos desafios. Ficamos muito felizes com a conversão, estamos chegando a 700 banhos por mês, quando a gente começou não era nem um terço disso. A marca ajudou muito, temos um suporte excelente da equipe de conversão. Além disso, concentrar todas as compras em um centro de distribuição foi um golaço, ajuda demais na questão logística. Pensamos, logo mais, em abrir uma nova loja. Esperamos trilhar um caminho muito maior com a Petland”, diz o franqueado.
Convertida na mesma época, a unidade na Cidade Nova, em Indaiatuba/SP, obteve 193,30% de aumento nas vendas e é outro exemplo de loja que obteve índices expressivos no faturamento, em pouco tempo de operação.
“O processo começou em março de 2022, passamos por modificações nas estruturas e treinamentos na matriz até a inauguração, que já atraiu vários clientes novos. No mês da inauguração já tínhamos um faturamento 100% maior do que antes da franquia. Esse crescimento se manteve mês a mês. Ganhamos em qualidade nos nossos serviços, precisamos contratar mais funcionários e tenho muito a agradecer. A Petland veio para mudar esse conceito de loja de bairro”, afirma o franqueado Ricardo Florêncio Pouza.
Já a unidade da Vila Euclides, em Presidente Prudente/SP, conseguiu 263,74% de aumento das vendas sendo franqueada da Petland há apenas cinco meses. Fora de São Paulo, a loja de Unaí/MG, convertida há sete meses, triplicou seus números, com 203,42% de aumento nas vendas.