A Petland tem participado ativamente do desenvolvimento do mercado pet no País. Na contramão dos players que focam em produto, preço e autosserviço, os modelos de negócios da empresa têm sido formatados para os pequenos empresários. Este reconhecimento resultou no prêmio “Top 50 Maiores e Melhores Pet Shops do Brasil”, concedido pela revista Pet Center, da editora Top.Co.
Esta é a primeira edição do ranking 2020, que teve a votação de empresas e indústrias de projeção nacional em diferentes setores do mercado pet. Em virtude da pandemia, a cerimônia de entrega do prêmio foi realizada em junho deste ano. “Decidimos fazer este prêmio para reconhecer as lojas que estão se desenvolvendo e crescendo no segmento”, diz Natália Miranda, diretora do grupo Top.Co., responsável pelas revistas Pet Center/Groom Brasil, Cães & Cia e Pulo do Gato.
Da primeira loja, aberta em maio de 2014, o Grupo Petland tornou-se um hub de soluções para o mercado. Atualmente, também é responsável pelas marcas Dra. Mei (clínica veterinária), Afiliados Petland (programa de gestão para pequenos empresários), 100% Pet, Pet Choice (marca própria), Pet Pay (soluções financeiras) e LogLand (Centro de Distribuição).
“Já somos a maior rede de lojas de bairro do Brasil com percepção de marca forte por parte dos consumidores. Temos CRM integrado com nosso sistema de gestão direcionado ao perfil de cada cliente e uma plataforma totalmente multicanal – venda online integrada com as lojas”, conta Rodrigo Albuquerque, CEO do grupo. Sem entrar na “guerra de preço”, a empresa tem atingido o maior índice de recorrência do mercado e margens de até 70% num pet shop.
De janeiro a junho de 2021, o Grupo contabilizou 307 lojas (entre Petland, Dra.Mei e lojas afiliadas). As lojas operam em 22 estados nas principais cidades do país. As perspectivas para 2021 são de crescer 50% e, no médio prazo, atingir 2.500 lojas até 2027.