A Petland chega a 2023 com motivos de sobra para comemorar. Além de saudar o ano novo com 150 lojas, o dobro do número de unidades do começo de 2022, a rede superou meio milhão de banhos em pets ao longo do ano.
“Mais pessoas pelo Brasil puderam oferecer a experiência de banho Petland para seus animais, um serviço completo e de qualidade — afirma Paulo Braz, head de operações da Petland — um dos motivos para esse sucesso é o treinamento contínuo que oferecemos a nossos profissionais”. O resultado direto, de acordo com Braz, “é o crescimento, de janeiro até os últimos meses do ano, do número de pets atendidos. Isso representa um ótimo sinal de que a qualidade do nosso serviço é reconhecida por mais famílias que têm animais de estimação em casa”.
Além disso, a empresa tem uma estratégia focada na fidelização do cliente. Entre outras práticas que ajudam esse retorno positivo estão o cashback de 10% e a assinatura de banhos. “A assinatura é um projeto-piloto que já tem apresentado bom resultado, e deve ser expandido para o ano de 2023”. Com ela, é possível agendar banhos sem limite para o pet, a partir de um valor fixo mensal.
O serviço oferecido pela Petland garante a volta dos clientes, pois tem procedimentos aplicados com todo o cuidado para os pets. Entre os benefícios estão o cuidado pré-banho, etapa na qual é feita a limpeza dos olhos e ouvidos com produtos específicos, escovação dentária (se solicitada pelo tutor) e corte de unhas, se necessário. Durante qualquer tipo de banho, é aplicado condicionador de qualidade, que fecha as cutículas abertas pelo shampoo durante a limpeza, cria um filme protetor nos pelos e hidrata e nutre a pelagem. Na hora da finalização, os groomers também utilizam escovas específicas para cada tipo de pelagem.
“É por isso que nossas expectativas são ainda melhores para 2023. Este é um mercado que cresce a cada ano. Com a expansão da marca e a abertura de novas unidades, estamos certos de que iremos ultrapassar a marca de 1 milhão de banhos”.
Marca exclusiva: qualidade e preço baixo | Outro atrativo da Petland é o oferecimento da marca exclusiva Pet Choice, que está presente em todas as unidades da rede. Optando por ela, os clientes têm à disposição um produto de menor preço, mas com a mesma qualidade da marca líder de mercado, com margem de lucro de 54% para o franqueado. Em média, os produtos são 10% mais baratos que o líder da categoria e ainda trazem como benefício o fato de que parte do valor da venda é doado para ONGs de proteção animal.
As categorias que mais crescem são de produtos de higiene com tapete higiênico para cães e areia sanitária para gatos, mas o portfólio é bastante diversificado com suplemento vitamínico, cama, coleiras e guias, petiscos, entre outros.
Criada em 2018, a marca Pet Choice já alcançou um market share na venda de produtos de 5,6%. São 681 SKUs e mais de 10 categorias diferentes de produtos, que representam 20% de penetração em vendas nas categorias de produtos disponíveis da Petland.