O mercado pet continua avançando no país, mesmo diante de todas as adversidades provocadas pela pandemia, e tem gerado oportunidades de negócios para a expansão da Petland, franquia do Grupo Brasil Pet. As duas novas unidades que estão sendo inauguradas neste mês na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, se somam as 100 outras lojas da rede distribuídas em 17 estados.
Aberto no dia 5 de dezembro, o pet shop localizado na Av. Dom Joaquim, nº 1041, chama a atenção dos moradores locais e também dos clientes. “Acreditamos muito no potencial do mercado pet de Pelotas. Fatores como qualidade e diversidade de produtos, serviços de banho e tosa, consultório veterinário com bloco cirúrgico e atendimento personalizado são os diferenciais que tornam a Petland Dom Joaquim atrativa para os tutores e seus animais de estimação”, afirma o franqueado e médico veterinário Rafael C. Pereira.
Segundo dados do Instituto Pet Brasil, o Rio Grande do Sul tem 7,2% da população pet brasileira e são mais 2.400 lojas que comercializam ração e acessórios para pets. Em todo o estado, 250 clínicas atendem animais de estimação. Os cães gaúchos são 3,9 milhões; gatos, 1,77 milhão. Peixes ornamentais e aves canoras são mais de 3,9 milhões em todo o estado.
“O setor pet em Pelotas tem muito para crescer e se profissionalizar, assim como aconteceu com o segmento de farmácias que expandiu com as redes de franquia”, avalia Felipe Corona, que abrirá as portas da loja Petland no centro da cidade, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 943, no próximo dia 12. O novo franqueado acredita no modelo de negócios de pet shop da marca, que valoriza o bem-estar animal. Por isso, suas expectativas são bastante promissoras. “Há poucos pet shops no centro, e sabemos que os clientes querem comodidade e facilidade para encontrar tudo para o seu pet num local só. É isso que vamos oferecer!”, diz Corona.
A operação brasileira da Petland adota um modelo de gestão diferenciado. Com operações em 19 países, a empresa acredita que a gestão pode transformar o varejo pet. Por isso, os franqueados têm à disposição um suporte completo, que inclui treinamentos nas Universidades Físicas e Online, Programa de Apoio Petland (PAP), Ferramentas de Gestão e participação em eventos e convenções de vendas.
Oportunidades para empreendedores
A partir da Petland, o Grupo Brasil Pet foi diversificando os negócios e, hoje, responde pelas marcas Dra. Mei (clínica veterinária), Geração Pet (e-commerce), Afiliado Geração Pet, 100% Pet, Pet Choice (marca própria), Pet Booking, Pet Pay (banco digital) e LogLand (Centro de Distribuição).
“Também estamos mapeando oportunidades para empreendedores no Rio Grande do Sul que queiram investir na Dra. Mei, criada com o objetivo de valorizar a Medicina Veterinária preventiva de forma democrática e com preço justo a toda população”, antecipa Rodrigo Albuquerque, CEO do Grupo.
Os serviços oferecidos pela clínica veterinária trazem como diferencial competitivo um modelo baseado em prevenção, com foco em bem-estar animal.
Além disso, o uso da tecnologia nos prontuários 100% digitais permite unificar as informações e melhorar a qualidade nos processos, além de inteligência artificial que está em desenvolvimento para 2021.