Uma dose de amor pelos animais e o desemprego, que veio depois de 21 anos na área de educação. Esses foram alguns dos ingredientes que lançaram Patrícia Sprada ao empreendedorismo em 2017, formatando um modelo de negócio completamente diferente do que já se viu até então. A primeira unidade do EcoCão Espaço Pet abriu no fim daquele ano e trouxe aos curitibanos um novo jeito de oferecer serviços aos animais. Agora, em 2022, chega ao franchising com a meta de concluir o ano com 40 unidades e faturamento próximo de R$ 13 milhões.
É instintivo pensar, ao falar em banho e tosa pet, numa banheira com chuveirinho e uma mesa de inox. Se essa foi a primeira imagem, acredite, o EcoCão Espaço Pet é totalmente diferente: o banho pode ser de ofurô, acompanhado de tratamento de cromoterapia, ozonioterapia, massagem e técnicas de relaxamento com aromaterapia e florais. Já os equipamentos utilizados, inclusive os secadores, são usados de forma a não causar danos ao bem-estar emocional dos pets. Os profissionais fazem todo o serviço com a maior calma e respeito, deixando os bichanos bem tranquilos. As gaiolas, onde os animais ficariam aguardando a sua vez ou a chegada dos tutores, não existem aqui.
Já o serviço de creche, que o EcoCão Espaço Pet também oferece, não poderia ser diferente. Com atividades desenvolvidas especialmente para atender as necessidades de acordo com a idade do animal, inclusive o “puppy class” -um treinamento para os filhotes e seus tutores-, o espaço projetado para recebê-los conta com árvores frutíferas, piscina e brinquedos feitos a partir de reciclados, como caixas de leite, garrafas pets e etc.
A premissa da sustentabilidade, inclusive, ganha contornos relevantes. Além da estrutura ser em container, há um sistema de captação de água da chuva para limpeza do espaço ou para refrescar os cães da creche nos dias de calor. Já o sistema de aquecimento solar substitui o uso de energia elétrica para esquentar a água no banho, e o mobiliário é feito a partir de madeira de reflorestamento. Também não são usadas sacolas plásticas e é feito o reaproveitamento de sacolas de papel. O lixo tem destino certo, sendo o comum recolhido por empresa especializada e retornando em forma de adubo e mudas que são distribuídos aos clientes, enquanto o reciclável é separado e reaproveitado para as brincadeiras de enriquecimento ambiental na própria creche.
As iniciativas não param por aí, alguns dos materiais recicláveis que não são reaproveitados dentro do EcoCão Espaço Pet são vendidos e 100% do valor arrecadado é para ajudar os animais acolhidos por ONGs ou Instituições, inclusive, toda a comunidade é convidada a trazer seus recicláveis a fim de apoiar esses pets. E ainda, como ser sustentável é, também, valorizar o comércio local, itens como roupinhas e caminhas comercializados no espaço são de produtores locais, além de alimentação e petiscos mais naturais e saudáveis, sem corantes ou conservantes em sua composição.
Uma história de empreendedorismo às avessas
O plano inicial não era mesmo o empreendedorismo, mas uma série de fatores levaram Patrícia Sprada a criar este novo conceito de negócio cheio de propósito. Pedagoga com especialização em psicopedagogia e 21 anos de experiência, foi professora de crianças, adolescentes e jovens na pós-graduação, além de atuar em empresas.
Ao ficar desempregada, no final de 2015, passou a fazer as tarefas do lar. Entre elas, levar os cachorros ao pet shop. Só que um detalhe passou a incomodá-la demais: todas as vezes percebia um medo muito grande dos animais ao chegar perto do local. Decidiu, então, fazer um curso de banho e tosa, assim poderia dar banho nos seus em casa e oferecer mais conforto para eles. Só que lá, durante o curso, descobriu que os banhistas e tosadores ganhavam por comissão, por isso, procuravam fazer o serviço o mais rápido possível, como em uma linha de produção. Viu também cachorro sendo machucado e sedado.
Foi então que voltou para casa decidida a ter um negócio neste segmento que tivesse como principal premissa o bem-estar animal. Começou a estudar mais sobre empreendedorismo, gestão, finanças e comportamento animal. Aos poucos, Patrícia foi se preparando e desenhando seu novo propósito. A profissional de 2015, que nunca tinha pensado em ser dona do próprio negócio, muito menos na área pet, lançou em dezembro de 2017, em Curitiba, o primeiro EcoCão Espaço Pet, uma unidade própria, com investimento em torno de R$ 500 mil.
A busca pelo bem-estar do animal e ambiental em todo o país
Em 2020, o negócio, já ia muito bem, com tutores vindos de diferentes regiões da cidade para serem atendidos especialmente no EcoCão Espaço Pet, mas, com a pandemia, muitos deles se mudaram e não faltou ligação desses tutores pedindo para Patrícia abrir unidades em outras cidades, pois não encontravam proposta de atendimento igual. A ideia não era nada má: levar o conceito de bem-estar animal e sustentabilidade alinhado à tecnologia de equipamentos especializados para a higiene do animal para todo o Brasil.
Agora em 2022, o EcoCão Espaço Pet anuncia sua entrada no franchising com investimento inicial a partir de R$ 125 mil. A pretensão da franquia é concluir o ano com 40 unidades em todo o país e um faturamento em torno de R$ 13 milhões. A estrutura inicial requer uma área mínima de 40 m² e pode começar a operar com apenas dois funcionários. Com uma rentabilidade aproximada de 40% do faturamento e payback de 18 meses, a franquia ainda oferece consultoria completa sobre a escolha do ponto, treinamentos on-line sobre gestão de negócios, capacitação presencial na sede da franquia para o atendimento aos pets e planos de divulgação do marketing da unidade.