Considerado um estado importante para os planos de expansão de marcas de franquias, Minas Gerais recebeu duas novas operações do Peça Rara em setembro. A rede, que tem como sócia a atriz Déborah Secco, foi fundada há 16 anos e ingressou no segmento de franchising em 2019, trazendo ao mercado produtos de second hand (segunda mão). Neste mês, os moradores dos bairros Cidade Nova e de Belvedere, na capital mineira, passam a contar com lojas da rede, que oferecem aos consumidores peças para os públicos feminino, masculino e infantil, além de itens de decoração. Com seis loja em Belo Horizonte, a rede trabalha o conceito de ressignificação de diversos itens, que passam a ter um novo ciclo de vida, estimulando a economia circular.
No início de setembro, foi aberta a loja Peça Rara, na capital mineira, no bairro Cidade Nova. A franqueada responsável é Elaine Cristina Lopes Pinto, de 48 anos, que é militar e pós-graduada em Matemática e Física. Ávida por aprender e inovar, no início da pandemia a empresária criou sua própria marca chamada Desapegando Relíquias, logo em seguida o Arte Relíquias, já que é amante de questões que englobam moda, beleza e estilo. “Nesta época, o principal motivador para exercer esse trabalho foram minhas próprias peças, já que algumas não faziam mais sentido para mim, ocupando espaço no meu closet. Tive muito sucesso também com almofadas confeccionadas por mim. A divulgação foi feita entre amigas, que com o tempo trouxeram suas peças para dar novo significado. Com o fim da pandemia, muitas clientes retornaram a rotina e houve uma diminuição das vendas”, explica Elaine.
Ela conheceu o Peça Rara por meio de um vídeo de uma das lojas da marca em Belo Horizonte, divulgado no Instagram. Após conhecer o ponto de venda pessoalmente e se encantar com o espaço, tornou-se fornecedora de peças de vestuário e outros itens. “A organização, o atendimento e a transparência foram o maior diferencial. A partir daí, busquei informações de como ter um Peça Rara para chamar de meu, mas faltava convencer meu marido, Junio Antônio Pinto. Pesquisando mais sobre a rede, assistimos um podcast do pessoal da loja de Pirassununga, no interior de São Paulo, que foi o fator decisivo para nos tornarmos franqueados. Para nós, ficou claro que o Peça Rara não seria apenas um empreendimento, mas sim um projeto que envolve a conscientização da sociedade, do que podemos fazer para sustentabilidade do planeta e de como deixar um legado para o futuro”, exalta.
Já a loja localizada no bairro de Belvedere, foi inaugurada no fim de setembro. A operação será comandada pela franqueada Alexandra Villanoeva, que investe em sua segunda unidade da franquia. Formada em farmácia e com MBA em Gestão de Negócios, a empresária abriu a primeira loja em Belo Horizonte, no bairro de Santo Agostinho, em março de 2022. Ao obter bons resultados, o próximo passo foi expandir a atuação na capital mineira. “Ingressar no mercado de franchising me deu a oportunidade de abrir meu próprio negócio e de ter a oportunidade de implantar uma segunda operação do Peça Rara, pois a cada experimentação do negócio senti que tinha total conexão com meus valores e também com a possibilidade de exercer meu conhecimento adquirido ao longo de 20 anos como gestora da área de medicina diagnóstica preventiva. A escolha de abrir um brechó veio por conta da influência de Naty Vasconcelos, que divulgou o Peça Rara em suas redes sociais. Me interessei pelo conceito e fui conhecer a loja. Hoje estou aqui, com duas lojas da marca”, revela Alexandra.
Ainda segundo a franqueada, o Peça Rara tem três fortes caraterísticas que modelam o negócio: a qualidade das peças, já que é feita a curadoria e a limpeza de todos os itens; o preço, pois há um ótimo custo-benefício, já que é possível comprar peças com um terço do valor encontrado nas lojas; e a estrutura organizada que proporciona ao cliente uma experiência diferenciada. “Em nossa unidade de Santo Agostinho, por exemplo, destacamos a qualidade do atendimento prestado. Já para a operação de Belvedere, teremos uma curadoria impecável de peças femininas, masculinas e infantil, com o melhor do second hand de Belo Horizonte. Considero que a moda circular será fortemente vivenciada entre todas as classes. Já iniciamos a captação de uma variedade de itens com os fornecedores, e isso já traz boas perspectivas de que a loja será um sucesso na região do Belvedere e Nova Lima”, destaca.
Vale ressaltar que, diferente de um brechó tradicional, os itens do Peça Rara são distribuídos pelo espaço em araras e móveis que fazem com que todas as peças sejam encontradas facilmente. Todos os itens são separados por setores, incluindo feminino, infantil, masculino e, em algumas unidades, casa. Em média, os descontos podem chegar a até 50%, proporcionando uma oportunidade aos que desejam economizar. O consumidor pode ainda deixar roupas ou itens de casa fora de uso em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. O diferencial é que são peças únicas.
Para a fundadora e CEO do Peça Rara, Bruna Vasconi, o consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. “É importante pensar sempre em reusar, reciclar e reparar os itens. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente. Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, ressalta.
Após a implantação, a marca passa a contar com seis lojas na capital mineira e uma em Uberlândia. A rede já tem pontos fechados para a inauguração de duas unidades em Belo Horizonte e uma no município de Prudente de Morais. Atualmente, a franquia conta com mais de 110 unidades em diferentes regiões brasileiras. Em 2023, o Peça Rara planeja manter um ritmo forte de crescimento, chegando a um faturamento de cerca de R$ 190 milhões e 140 unidades. Para quem deseja se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 400 mil, com faturamento médio mensal de R$ 190 mil, lucratividade de 10% a 17% e prazo de retorno de 14 a 20 meses.