Uma das principais marcas do segmento de moda circular e com 18 anos de atividade, a rede de franquias Peça Rara Brechó dá vida nova e ressignifica além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e móveis. A rede de franquias nasceu em Brasília com o propósito um novo estilo de vida, permeado pela sustentabilidade e a responsabilidade social por meio do conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente.
Para se adequar a todos os tipos de espaços, durante a ABF Expo, o Peça Rara Brechó está lançando um novo modelo de loja. Além da Clássica (a partir de 300m²) e a Pocket (com até 100 m²), agora terá a Midi (entre 200m² e 250m²), com investimento a partir de R$ 385 mil. Além do novo formato, a marca anuncia a expansão por todo o país com expectativa de alcançar até 300 unidades em 5 anos.
Matheus Andrade, CEO do Peça Rara Brechó anuncia que dentro do objetivo de expansão dos próximos cinco anos, está a de consolidar a marca pelo país. “Atualmente só não estamos presentes em 4 capitais Rondônia, Acre, Amapá e Roraima”. O reforço de marca do próximo semestre se dará por meio de oportunidades em cidades-alvo, como: Rio de Janeiro, Niterói, Campos de Goytacazes, Cabo Frio, Salvador, Juiz de Fora, Joinville, Itajaí, Chapecó e Caxias do Sul. Outro ponto importante é o pacote de benefícios para multifranqueados.
Deborah Secco, sócia da marca receberá o público presente na feira, no dia 26 de junho, a partir das 15h.
Operação
Nas lojas da rede, a operação consiste em o consumidor deixar roupas ou itens de casa “sem uso” em consignação. Ao ser concluída a venda, o cliente solicita o valor arrecadado ou fica com créditos que podem ser utilizados na própria loja. A operação pode ser acompanhada pelo aplicativo da marca.
A importância do descarte corretos de produtos e o consumo consciente são fundamentais para a sobrevivência do nosso planeta e uma preocupação real. Para a otimização das peças descartadas, a marca criou em 2019 o Instituto Eu Sou Peça Rara.
As peças passam por uma curadoria visando uma nova utilização do bem. Os itens que não passam pelo controle de qualidade têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para os bazares do Instituto Eu Sou Peça Rara. O que vai para o instituto é colocado à venda com preços simbólicos de R$ 5 a R$ 50 e os valores são doados integralmente às causas sociais apoiadas pelo Peça Rara.
Sustentabilidade e economia circular
Em 2024 foram comercializados mais de 3,7 milhões de itens de segunda mão (second hand) nas mais de 130 unidades da marca e foram feitos 2.024 bazares beneficentes a preços simbólicos (de R$ 5 a R$ 50) em unidades do Peça Rara de todo o Brasil, que ressignificaram 317.903 itens seminovos que resultaram na arrecadação de R$ 2,8 milhões, com média de R$ 8,75 por peça e o valor foi doado para o Instituto Eu Sou Peça Rara, braço de responsabilidade social da marca e outras instituições assistenciais espalhadas pelo país.
Ao evitar a produção de uma peça nova, preservamos 2.700 litros de água e 5,7 kg de CO₂ que deixam de ser emitidos na atmosfera. Em relação ao consumo de energia elétrica, a Peça Rara Brechó economizou 678.850 MWh. Cada item revendido evitou até 85% da energia necessária para produzir um novo, reduzindo 237.600 toneladas de CO₂ fossem lançadas na atmosfera. O modelo de negócio poupou 38 bilhões de litros de água. O projeto Sacolas Retornáveis não utilização de sacolas plásticas e reutilização de embalagens que o cliente tem em casa – economizou 81,4 milhões de litros de água e evitou o lançamento de 37 toneladas de CO₂ na atmosfera. Em resumo, cada 1 mil peças revendidas = 1 hectare de manguezais restaurados (ODS 13.2 – mudanças climáticas).
Mercado de Segunda Mão em Expansão
O mercado global de roupas de segunda mão está em plena expansão. Segundo o TreadUp Resale Report 2025, o setor deve alcançar US$ 367 bilhões até 2029, crescendo 2,7% mais rápido do que o setor de vestuário como um todo. Em 2024, esse mercado cresceu 15%, com as roupas usadas representando 9% dos gastos globais com vestuário. A expectativa é de crescimento contínuo, a uma média de 10% ao ano nos próximos cinco anos.
Nomes como Julia Roberts e Angelina Jolie têm quebrado tabus ao aparecer em eventos públicos com peças repetidas ou garimpadas em brechós, incluindo roupas de grifes nacionais e internacionais. A adesão de celebridades reforça o novo olhar sobre o consumo: mais consciente, responsável e elegante.






